Prefeitura define horários de funcionamento de feiras em Goiânia
No encontro, ficou acordado que às sextas-feiras, a Feira da Madrugada terminará suas atividades às 8h. Já a Feira Hippie inicia funcionamento a partir das 10h
Diálogo para definir o funcionamento das feiras Hippie e da Madrugada reuniu nesta quinta-feira (7), o titular da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Trabalho, Ciência e Tecnologia (Sedetec), Ricardo De Val Borges, e membros das associações de feirantes. No encontro, ficou acordado que às sextas-feiras, a Feira da Madrugada terminará suas atividades às 8h. Já a Feira Hippie inicia funcionamento a partir das 10h.
As discussões sobre a ampliação do horário das duas feiras já ocorrem desde o mês de janeiro deste ano, sendo autorizada pelo prefeito de Goiânia, Iris Rezende, no último dia 4. Na ocasião, o gestor ressaltou que fez uma profunda análise sobre as questões de trabalho dos feirantes e, sensível aos anseios da categoria, avaliou que a melhor atitude seria atender ao pedido feito. “Entendo que a situação econômica dos brasileiros passa por um momento difícil. Vemos o quanto é alto o número de desempregados no país, um problema que também é vivido pelos trabalhadores goianos. Acredito que esse ato de hoje vá contribuir de forma positiva para que cada família possa prover seu sustento de forma satisfatória”, afirmou o gestor.
Segundo informações divulgadas na tarde de hoje, durante coletiva de imprensa com o secretário Ricardo De Val, a partir de amanhã, dia 8, a nova dinâmica de funcionamento das feiras já terá início. “O começo da Feira da Madrugada se dará na quinta-feira, a partir das 15h, e o término dela às 8h. A Feira Hippie começará a montagem da estrutura na sexta-feira, às 4h, da Avenida Goiás rumo à Rua 44. Em determinadas quadras que circundam a Feira da Madrugada, o pessoal da Feira Hippie terá as suas ferragens colocadas no chão. Encerrado prazo de funcionamento da Feira da Madrugada, se dará o início dessas quadras que circundam a Feira da Madrugada. Então, às 8h, termina a Feira da Madrugada e, às 8h, começa o levantamento efetivo das barracas da Feira Hippie, sendo que, às 10h, tem início seu funcionamento”, explicou o secretário.
Ricardo De Val lembrou ainda que a medida é em caráter provisório, um teste que o prefeito está fazendo na cidade para atender o clamor social que foi levado até ele. “Nesse período, vamos avaliar todos os impactos na região e sentaremos, posteriormente, para projetarmos as adequações necessárias. Assim que se der o início a construção da Leste-Oeste ou o início da revitalização na Praça do Trabalhador, as atividades no espaço serão reformuladas”, disse.
Sobre a garantia de segurança no local, o secretário destacou que está em contato com o titular da Secretaria Municipal de Planejamento Urbano e Habitação (Seplanh), Henrique Alves, responsável pela fiscalização do município. “O poder público estará presente, mas a convivência harmônica tem que partir dos próprios feirantes. O Estado fará o seu trabalho para evitar qualquer dano ao patrimônio público ou tumulto que possa ocorrer na cidade. Também entramos em contato com a Guarda Civil Metropolitana e Polícia Militar de Goiás para participarem dessas atividades”, afirmou De Val.
Para finalizar, o secretário da Sedetec ressaltou que a determinação do prefeito Iris Rezende é para que tudo seja feito de forma organizada. “Nossa equipe técnica avaliou que a estratégia montada para o funcionamento das feiras foi a mais oportuna para se garantir ordem ao espaço público”, arrematou o gestor.