Goiânia ganha nova praça com conceito inovador e sustentável
Revitalização da Praça Estado da Palestina, no Setor Oeste, foi inaugurada nesta quarta-feira pelo prefeito Iris Rezende. Projeto foi realizado em parceria com a Enel Distribuição Goiás
Da Redação
A Prefeitura de Goiânia entregou na tarde desta quarta-feira (18) a revitalização da Praça Estado da Palestina, no setor Oeste. A unidade ganhou um novo conceito de lazer e entretenimento baseado em inovação e sustentabilidade, com brinquedos criativos e bicicletas ergométricas que geram energia. A praça também recebeu pintura nova, piso emborrachado permeável que acompanha o relevo do terreno, playground e estação de ginástica, além de novos bancos e lixeiras. O projeto foi realizado por meio de parceria com a Enel Distribuição Goiás e executado pela Companhia de Urbanização de Goiânia (Comurg).
Durante a inauguração, o prefeito Iris Rezende falou sobre a importância de promover ações em parceria com outras instituições. “Goiânia está experimentando um exemplo de uma parceria com a iniciativa privada para oferecer melhorias para a cidade. As pessoas precisam de lugares para conviver uns com os outros e as praças oferecem essa possibilidade. Por isso, também estamos estudando melhorias para a Praça Tamandaré”, disse o prefeito.
A revitalização da praça foi pensada para estimular brincadeiras ao ar livre, explorar a criatividade das crianças, desenvolver a autoestima, ajudar na socialização e contribuir com qualidade de vida dos frequentadores do local.O projeto ainda inclui um sistema de irrigação automatizado que será implantado para otimizar o uso do recurso hídrico.
Para o presidente da Comurg, Aristóteles de Paula, desde o início de sua gestão, o prefeito Iris Rezende tem firmado algumas parcerias público-privadas. “Nessa, a Comurg forneceu toda mão de obra, os equipamentos necessários, plantas ornamentais e o projeto de irrigação. Já a Enel fez o projeto civil arquitetônico e de paisagismo e forneceu o material”, pontuou o presidente.
O presidente da Enel Distribuição, Abel Rochinha, ressaltou também durante a inauguração que o exemplo do Mutirão, criado pelo prefeito Iris Rezende na década de 60, foi utilizado para estimular a convivência entre os moradores do Setor Oeste. Já a diretora de Sustentabilidade da Enel, Marcia Massoti, acrescentou que a Praça Estado da Palestina é um projeto piloto para outros locais de Goiânia. “Podemos resumir que a parceria com a Prefeitura de Goiânia deu certo”, frisou.