Estudante de Goiás representará o Brasil em torneio de Física
O Evento ocorre na Chine e será dos dias 19 a 26 de julho. O torneio reúne sessões em que as equipes de 32 países debatem as resoluções apresentadas para determinados problemas.
Da Redação
O aluno do segundo ano do Ensino Médio, Vinicius de Alcântara Névoa , vai representar o Brasil no International Young Physicists’ Tournament (IYPT), em Pequim, China. O jovem, aos 16 anos, ganhou a competição científica para estudantes do Ensino Médio nacional.
O torneio reúne sessões em que as equipes de 32 países debatem as resoluções apresentadas para determinados problemas. “Uma equipe desafia a outra com perguntas. E aí tem o Physics Fights, quando as duas equipes disputam oralmente sobre a questão. A resposta é avaliada pela equipe observadora e o corpo de jurados dá as notas”, explica Samuel Araújo, diretor do colégio de Vinicius.
Construir um sismógrafo, uma Fonte de Heron ou válvula de Tesla, investigar e explicar alguns fenômenos naturais, como quando se tira uma foto de uma lanterna brilhando à noite e podem ser observados raios de luz emanando do centro da lanterna, são alguns exemplos dos desafios abertos e de natureza investigativa apresentados aos estudantes no torneio científico.
Sobre o torneio
Em 12 edições realizadas do Torneio Nacional, cerca de 200 equipes já disputaram as Physics Fights oficiais no país. Desde 2010, segue formato semelhante ao do Torneio Internacional. Entre dezenas de versões do IYPT realizadas pelo mundo, há alguns anos a brasileira consolida-se como a maior. Em 2017, os brasileiros conquistaram a terceira medalha de prata nos últimos cinco anos, o que assegurou ao país a posição de protagonismo no cenário internacional.