Reduz o número de condutores atuados por dirigirem alcoolizados
Cerca de 80% das pessoas abordadas, durante a ação do Detran, mostraram que estão familiarizados com a Balada Responsável
Da Redação
Os goianos estão cada vez mais atento à Lei Seca. No primeiro semestre do ano passado, 6.217 condutores foram autuados no estado por fazer uso de bebidas alcoólicas. Nesse mesmo período, em 2018, o número reduziu para 5.351, de acordo com um levantamento realizado com base nos relatórios da Balada Responsável.
“Em 2013, levei uma multa por dirigir após fazer uso de bebida alcoólica, na época fiquei chateado pelo valor da multa que é absurdo, mas, ao passar pelo curso de reciclagem eu me dei conta que o valor não é nada, se comparado as vidas que são ceifadas por imprudência do condutor”, afirma o empresário, Antônio Ribeiro, de 62 anos. Ele já foi parado na Blitz da Balada Responsável. Antônio acredita que é evitar a mistura perigosa de álcool e direção.
Para a estudante, Isadora Lima, 20 anos, que acabou de pegar Carteira Nacional de Habilitação (CNH) definitiva, a melhor opção quem vai beber e precisa voltar para casa é solicitar um veículo por aplicativos. “Se sei que vou sair com minhas amigas e vou beber, eu peço os meus pais para me levar, ou chamo algum veículo por aplicativo.”, afirma estudante.
Balada Responsável
Na noite desta quinta-feira (16), em parceria com o Rally dos Sertões no Botequim Mercatto, o programa Balada Responsável fez a entrega de material educativo e selecionou alguns condutores conscientes para dar uma volta com o piloto, Bruno Varela, atual campeão do Rally dos Sertões na categoria (UTV). Cerca de 80% dos abordados durante a ação no Mercatto mostraram que estão familiarizados com a Balada Responsável
“É uma ação muito legal, beber e dirigir é uma combinação que não existe em lugar nenhum do mundo, após ingerir bebida alcoólica o correto é não fazer uso do volante”, destaca o piloto, Bruno Varela.
A ação fez parte da parceria do Detran com o Rally dos Sertões, que começa neste sábado (18), e vai até o dia 25. O Detran participa do evento pelo quarto ano consecutivo, com stand no autódromo de Goiânia, onde o público pode conferir de perto projetos do Balada Responsável educativa e fiscalizatória, Detranzinho, simulador de direção e óculos 3D.