Botos encalham em lago do Rio Araguaia devido à seca; veja
Dois botos ficaram encalhados em um lago do Rio Araguaia, em Luiz Alves, Goiás
Botos encalham em lago do Rio Araguaia devido à seca. Dois botos encalharam em um lago do Rio Araguaia, na região de Luiz Alves, Goiás. Um morador da área filmou os animais enquanto eles lutavam para se movimentar na água. A Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Semad) confirmou o incidente na última sexta-feira (30/8).
A Semad enviou uma equipe ao local. Um biólogo, uma pesquisadora e um veterinário da ONG World Wide Fund for Nature (WWF) acompanharam a situação. O Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) também integrou a ação.
Os especialistas monitoraram a temperatura da água para entender se o calor estava levando os botos a buscar o leito do Rio Araguaia. Eles registraram uma temperatura amena.
Neste sábado (31/8), a equipe retornou ao lago e não encontrou mais os botos. Acreditam que os animais saíram do local durante a noite, possivelmente devido à elevação no nível do rio.
Botos encalham em lago do Rio Araguaia devido à seca. Os botos de água doce, como o boto-cor-de-rosa, são mamíferos aquáticos. Alguns pesquisadores consideram essas espécies as mais primitivas de golfinhos.