Meio Ambiente

Mais de mil cidades enfrentam seca extrema no Brasil

Segundo especialistas, Brasil não conseguiu se recuperar da seca de 2023 e estiagem está mais intensa e extensa pelo país

Luana Carvalhopor Luana Carvalho em
Mais de mil cidades enfrentam seca extrema no Brasil
Segundo especialistas

O Brasil enfrenta uma crise hídrica severa, com mais de mil cidades sob seca severa ou extrema. A escassez de chuva tem facilitado a propagação de incêndios, resultando no maior número de focos de incêndio dos últimos dez anos. No Amazonas, onde a população ainda se recupera de uma seca histórica, comunidades estão isoladas e a ordem é estocar alimentos. Com a umidade do ar extremamente baixa, mais da metade das cidades brasileiras estão em estado de alerta.

O ano de 2023 foi marcado por recordes de calor e chuvas abaixo da média, devido ao fenômeno El Niño e ao aquecimento dos oceanos. Embora o El Niño tenha terminado, seus efeitos persistem. Nos primeiros seis meses do ano, as temperaturas atingiram recordes e a maior parte do país enfrentou chuvas abaixo da média, exceto a região Sul.

A seca na região Norte no ano passado desencadeou um efeito cascata, resultando em baixa umidade e espalhando a seca pelo país. De acordo com o Centro de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), 1.024 cidades estão classificadas sob seca extrema ou severa, o nível mais alto da escala.

Esse número é quase 23 vezes maior do que o registrado no mesmo período do ano passado, quando apenas 45 cidades estavam em situação semelhante. O monitoramento do Cemaden categoriza a seca em quatro níveis: extrema, severa, moderada e fraca, com mais de três mil cidades sob alguma dessas classificações.

Consequências

Os estados mais afetados são Amazonas, Acre, Espírito Santo, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Rondônia, São Paulo e Tocantins, onde todas as cidades enfrentam algum nível de seca.

A estiagem está comprometendo o abastecimento de água, isolando regiões que dependem do transporte fluvial, causando prejuízos na agricultura e pecuária e tornando o ar difícil de respirar. Segundo o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), este ano registrou o maior número de focos de incêndio na última década.

“A seca está afetando diversos estados de maneira quase generalizada. Tivemos um início de ano com chuvas muito abaixo da média do Norte ao Sudeste, resultando em um cenário pior que o do ano passado. As consequências já são visíveis, desde o desabastecimento em algumas regiões até impactos no setor agropecuário”, explica Marcelo Zeri, pesquisador de secas do Cemaden.

WhatsApp Eleições

Agora, o cenário pode mudar com a chegada da La Niña, que tem o efeito contrário do El Niño, e pode reforçar a formação de chuva e minimizar a estiagem pelo país. No entanto, ela deve começar em agosto e para que tenha impactos significativos precisa ser intensa.

Mesmo assim, a previsão indica que a chegada dele minimizaria a situação apenas em seis meses.

Siga o Canal do O Hoje e receba as principais notícias do dia direto no seu WhatsApp! Canal do O Hoje.

Tags:

Veja também

Médico

grupo criminoso

Médico de Goiânia perde mais de R$ 200 mil em golpe da falsa central bancária

Três suspeitos foram presos no Espírito Santo; polícia afirma que grupo usava contas bancárias p...
GO-010

ACIDENTE

Veja vídeo do acidente que deixou sete mortos na GO-010, em Goiás

Imagens registram momento da batida entre carreta e ônibus em Luziânia; entre as vítimas está um...
Rio de Janeiro

TRAGÉDIA

Queda de helicóptero deixa quatro mortos na Vista Chinesa, no Rio de Janeiro

Três mulheres e o piloto estavam na aeronave
Aparecida

CULTURA

Segunda noite do Aparecida é Show reúne mais de 40 mil pessoas e segue neste fim de semana

Programação contou com shows de artistas nacionais e locais; evento continua até domingo
saúde

Disputa

Pedido de vista no STF suspende disputa entre Goiás e União por repasses da saúde

Ação no STF questiona critérios de distribuição dos recursos federais e cobra maior transparên...
STF amplia direito à isenção para PCD e autistas na compra de veículos

Nível 1 de suporte

STF amplia direito à isenção para PCD e autistas na compra de veículos

Decisão amplia o benefício na esfera federal, enquanto isenções de ICMS e IPVA seguem as regras...
França

ENCONTRADA

Adolescente goiana desaparecida na França é localizada e família pede privacidade

Jovem de 16 anos foi encontrada por autoridades francesas; circunstâncias do caso não serão divul...
Goiânia: Viaduto da Leste-Oeste segue sem prazo para conclusão após laudo apontar falhas estruturais

Infraestrutura

Goiânia: Viaduto da Leste-Oeste segue sem prazo para conclusão após laudo apontar falhas estruturais

Obra iniciada em 2023 e paralisada há cerca de dois anos passa por nova avaliação técnica; Prefe...