Goiânia recebe 1ª Caminhada Nacional de Combate à Obesidade
O evento está realizado, simultaneamente, nas cidades de Salvador, Recife, Goiânia, Brasília, São Paulo, Curitiba, Rio de Janeiro, João Pessoa e outras cidades
Da Redação
A Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica (SBCBM) promove neste domingo (21), às 8h30, a 1ª Caminhada Nacional de Combate à Obesidade. Em Goiás, o Ponto de encontro será no Parque Areião, em Goiânia.
O evento está realizado, simultaneamente, nas cidades de Salvador, Recife, Goiânia, Brasília, São Paulo, Curitiba, Rio de Janeiro, João Pessoa, Fortaleza, Manaus, Porto Velho, Vitória, Bauru, Campinas, São José do Rio Preto, Campina Grande (PB) e Porto Alegre.
As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo site da SBCBM. Mais de 5 mil pessoas já confirmaram a participação na ação, de aproximadamente 50 minutos, que acontece em comemoração ao Dia Nacional de Prevenção da Obesidade, na última quinta-feira (11).
O presidente da SBCBM, Caetano Marchesini, conta que a iniciativa quer estimular a prática de atividade física nos pacientes bariátricos e na população em geral. “É uma Caminhada pela saúde e pela qualidade de vida”, diz Marchesini.
A Caminhada está sendo coordenada por cirurgiões, educadores físicos e profissionais multidisciplinares associados à SBCBM que atuam nas diferentes cidades do Brasil. Na oportunidade serão promovidas orientações para diagnóstico de sobrepeso e obesidade. A campanha trabalha quatro princípios básicos para manter a saúde e o peso saudável: comer bem, movimentar-se, beber água e dormir bem.
Pesquisas apontam o Brasil como o 5º no ranking mundial da obesidade. A doença é uma realidade para 18,9% dos brasileiros. Já o sobrepeso atinge mais da metade da população (54%). Entre os jovens, a obesidade aumentou 110% entre 2007 e 2017. Esse índice foi quase o dobro da média nas demais faixas etárias (60%). Os dados são do Ministério da Saúde.
Nos últimos anos houve um aumento do consumo de alimentos altamente calóricos e ricos em gordura, sal e açúcar, mas pobres em vitaminas, minerais e outros micronutrientes. O sobrepeso e a obesidade tem origem numa série de fatores, mas principalmente no hábito do mundo moderno de consumir cada vez mais produtos processados – com a adição de substâncias que os torna mais duráveis, palatáveis e atraentes, normalmente derivadas de gorduras e açúcares. Ao desequilíbrio na balança, soma-se a vida sedentária.
“O sobrepeso e a obesidade tem origem numa série de fatores, mas principalmente no hábito do mundo moderno de consumir cada vez mais produtos processados – com a adição de substâncias que os torna mais duráveis, palatáveis e atraentes, normalmente derivadas de gorduras e açúcares. Ao desequilíbrio na balança, soma-se a vida sedentária”, completa o presidente do Capítulo da Sociedade em Goiás, Dr. Adriano Canedo.