Encontro internacional de comércio exterior reúne embaixadas
6ª edição do EICE acontece nos dias 6 e 7 de novembro com foco na internacionalização das pequenas e médias indústrias goianas
Da Redação
A Federação das Indústrias do Estado de Goiás (Fieg) realiza nos dias 6 e 7 de novembro, a sexta edição do Encontro Internacional de Comércio Exterior (EICE). Além de palestras com especialistas da área, o evento contará com 10 compradores de outros países interessados em ampliar negócios com empresas goianas no setor de alimentos e bebidas.
Estruturado em quatro pilares o encontro busca fomentar a cultura exportadora junto ao empresariado de Goiás, ressaltando a importância da internacionalização para o crescimento das indústrias locais. Em 2018, serão abordados temas relativos às perspectivas do comércio exterior para o próximo ano; as oportunidades, os desafios e as estratégias para a internacionalização das empresas; e as fontes de financiamento disponíveis para o incremento da exportação.
O evento é direcionado aos pequenos e médios empresários, desmitificando o processo de comércio exterior e incentivando os empreendedores a se lançarem no mercado internacional. Para o vice-presidente do CTComex/Fieg, Jaime Canedo, é fundamental fomentar a cultura de exportação junto aos empresários de Goiás. “Nos últimos anos acompanhamos um crescimento notável da economia goiana e muito se deve à industrialização em nosso Estado. Agora, precisamos expandir para além de nossas fronteiras e conquistar novos mercados. Nossos produtos são inovadores e de qualidade e já temos alcançado sucesso neste movimento, como no setor de cosméticos”, afirmou Canedo.
O 6º EICE já tem confirmada a participação de sete embaixadas, Bélgica, Canadá, China, Coréia do Sul, Holanda, Israel e Vietnã, e é aguardada a presença do ministro de Relações Exteriores, Aloysio Nunes. O evento contará com palestras da jornalista Salete Lemos, do consultor Gustavo Carrer, e do vice-presidente global da Stefanini, Ailtom Nascimento. Paralelamente, serão realizadas rodadas de negócios com dez compradores internacionais do setor de Alimentos & Bebidas, com foco na produção das indústrias goianas, sobretudo doces, biscoitos, cereais, cafés, mel, conservas e enlatados, condimentos e temperos, derivados de coco e mandioca, castanhas e derivados e espumantes e vinhos.
As inscrições para o evento são gratuitas e as vagas são limitadas.