Supermercados são alvos de sonegar mais de 350 milhões de multa
Estão sendo investigadas fraudes empregadas para a sonegação de ICMS, como a sucessão irregular de empresas e a ocultação de patrimônio em nome de terceiros
Eduardo Marques*
O Comitê Interinstitucional de Recuperação de Ativos do Estado de Goiás (CIRA) realiza nesta quarta-feira (7/11) a operação “Sudoeste”. A ação visa cumprir quatro mandados de busca e apreensão em supermercados e uma suposta empresa agropecuária nas cidades de Jataí e Goiânia.
A operação conta com a participação de quatro delegados, 15 agentes de polícia, três escrivães, quatro procuradores do estado, sete auditores da Secretaria da Fazenda (Sefaz) e um promotor de justiça.
Os alvos fazem parte de um grupo econômico que deve ao Estado de Goiás mais de R$ 350 milhões de reais em ICMS e multas. Seus sócios respondem a diversas ações penais por crimes contra a ordem tributária. Estão sendo investigadas fraudes empregadas para a sonegação de ICMS, como a sucessão irregular de empresas e a ocultação de patrimônio em nome de terceiros.
Foi determinado pelo juiz da Vara da Fazenda Pública de Jataí, além das buscas e apreensões nos estabelecimentos empresariais envolvidos, a indisponibilidade de todo o patrimônio das empresas, dos sócios e de terceiros envolvidos, estimado em mais de 10 milhões de reais.
*(Eduardo Marques é integrante do programa de estágio do jornal O Hoje sob a supervisão de Lucas Cássio)*