Saúde leva educação em vigilância sanitária aos municípios
Projeto surgiu da necessidade de informar corretamente à população sobre o consumo de produtos sujeitos à vigilância sanitária
Da Redação
Técnicos da Superintendência de Vigilância em Saúde (Suvisa) estão desenvolvendo uma iniciativa sobre as ações realizadas nos produtos e serviços que estão sujeitos à fiscalização sanitária. A ação compõe o Projeto Educanvisa, idealizado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e reproduzido nos estados.
O Projeto Educanvisa – Educação em Vigilância Sanitária – surgiu da necessidade de informar corretamente à população sobre o consumo de produtos sujeitos à vigilância sanitária, capacitando professores e profissionais de educação e da vigilância sanitária para promoverem na comunidade escolar noções sobre o consumo correto de medicamentos e de alimentos.
Em Goiás, o Educanvisa está sendo efetivado atualmente nos municípios de Anápolis, Santa Rita do Araguaia, Chapadão do Céu, Mineiros e Jataí. Todos fizeram a pactuação com a Comissão Intergestores Regional (CIR) para desenvolverem a iniciativa.
A coordenadora de Educação em Saúde da Suvisa, Marta Rozângela Marinho da Costa, explicou que o projeto tem como meta a capacitação dos professores da rede pública.
Marta Rozângela afirmou que o projeto é desenvolvido por meio de oficinas sobre os temas: Educação e Saúde, Vigilância Sanitária, Alimentos, Rotulagem de Alimentos e Propaganda, Medicamentos, Uso Racional de Medicamentos e Agrotóxicos.
Em Santa Rita do Araguaia, a iniciativa foi realizado de 29 de outubro a 1 de novembro. O próximo município a ser contemplado com o programa será Chapadão do Céu, onde as oficinas serão realizadas no dia 12 de novembro. Posteriormente, a iniciativa será efetivada em Mineiros e em Jataí.