Prefeitura Municipal de Anápolis recebe mais duas ambulâncias do Samu
Novas viaturas são mais modernas e chegam para substituir as antigas que, agora, vão compor a reserva técnica
![Greve na Educação prejudica alunos de 177 escolas no Estado](https://ohoje.com/wp-content/uploads/2024/09/c0c83aff4ec10086874f151d5fbea64a.jpg)
O Serviço de Atendimento Móvel (Samu) de Anápolis, recebeu mais duas ambulâncias e aguarda outra para os próximos meses, finalizando a substituição da frota da unidade, que agora segue para outro patamar: o de ampliação. “Conseguimos, em dezembro, a renovação da qualificação no Ministério da Saúde, estamos com veículos novos e nosso projeto de ampliação já foi aprovado e publicado no Diário Oficial da União”, comemora o secretário municipal der Saúde, Lucas Leite.
As novas viaturas são mais modernas e chegam para substituir as antigas que, agora, vão compor a reserva técnica, um ganho da atual gestão que garante a funcionalidade integral do atendimento do Samu. As ambulâncias antigas também vão realizar o transporte sanitário e, após autorização do Ministério da Saúde, poderão servir à remoção de pacientes que não sejam de casos de alta complexidade.
O diretor médico do Samu, Alex Costa, ressalta que a renovação da frota mostra o trabalho sério que é feito em Anápolis. “É uma prova de que estamos no caminho certo”, frisa. Ele lembra que, no mês passado, a unidade conseguiu a renovação de qualificação do Ministério da Saúde, ou seja, além da garantia do pleno funcionamento, significa a autorização da transferência de recursos para custeio e também a sinalização da vinda de mais verbas federais. Isso, no momento em que muitas cidades brasileiras não conseguiram renovar essa habilitação.
Ampliação
A renovação da frota é um pré-requisito para outra novidade que é a ampliação do Samu de Anápolis. O projeto, já aprovado pelo Ministério da Saúde e publicado no Diário Oficial da União, destina, no primeiro lote, mais uma ambulância para Pirenópolis e a criação de uma base descentralizada em Corumbá, com duas unidades – uma de suporte básico e outra avançada. É importante ressaltar que estes municípios integram a Central de Regulação do Samu de Anápolis, que ainda atende Alexânia, Abadiânia, Campo Limpo, Gameleira, Goianápolis, Terezópolis de Goiás, Cocalzinho, Padre Bernardo e Mimoso de Goiás, totalizando cerca de 490 mil habitantes.
E a ampliação não vai contemplar somente as bases descentralizadas. No projeto aprovado consta ainda mais duas ambulâncias que integram o segundo lote. Assim, Anápolis passará a ter oito ambulâncias, além daquelas destinadas às bases descentralizadas e das duas motolâncias, garantindo mais agilidade e eficiência no atendimento às urgências e emergências.