Verão uruguaio está no início e tem uma programação intensa até o fim da estação
Confira a programação deste mês no Uruguai. Carnaval é uma das principais atrações
SABRINA MOURA*
O verão uruguaio está só no início, e o país tem uma programação intensa até o fim da estação. Nessa época, grande parte dos estados promovem eventos como shows e festivais gastronômicos. Um dos eventos mais famosos, que tem a participação de toda a população, é o Carnaval, considerado o mais longo do mundo, por seus aproximados 50 dias de celebração: possui importância pela tradição e reconhecimento à cultura do Uruguai.
Nos dia 7 e 8 de fevereiro, são realizados os extraordinários desfiles de chamadas, ou Desfile de Llamada, em Montevidéu. O evento leva à avenida 18 de Julio, a principal da capital, mais de 2.500 pessoas tocando, em uníssono, os tambores do Candombe, o que forma a maior bateria do planeta.
Ainda no ritmo de Carnaval, o Desfile de Llamada del Interior ocorre em Durazno. O evento, que alegra o interior uruguaio num sábado, 16 de fevereiro, é um dos mais importantes dessa região, convocando mais de 30 grupos de comparsas de todos os estados.
Nas cidades de Colônia e Carmelo, ocorrem, nos dias 8, 9 e 10 de fevereiro, a Festa Nacional da Uva, local onde são realizados espetáculos de artistas nacionais e internacionais, e onde funcionam o parque de diversões e diversas brincadeiras para as crianças. A festa tem um perfil bem familiar, portanto é considerada para todas as idades e gosto.
Ainda em Carmelo, no dia 16 de fevereiro é realizada o Uva & Vino Point, evento que percorre as cinco regiões do país definidas pelo Ministério do Turismo: Centro Sul, o corredor dos Pássaros Pintados, a Região Norte, a Região Leste e a Região Metropolitana, que leva à pequena ‘Toscana latino-americana’ diversas atividades com entrada livre e gratuita. O intuito é promover junto à população e visitantes a cultura do vinho e da gastronomia, por meio da geração de atividades de valor para todos – como foodtrucks, jogos infantis, degustação de vinhos, feira com produtos locais e shows artísticos. A degustação de vinhos é regulada para maiores de 18 anos.
Quem estiver por Rocha, nos primeiros dias de fevereiro, poderá acompanhar o encontro de artistas de escultura de areia, que ocorrerá na Playa Bahía Grande, em La Paloma. O 6º Castillos en la Arena é uma confraternização entre os artistas de toda América Latina, desenvolvedores desse tipo de obra. Organizado pelo Gerenciamento de Destinos de Rocha, o acontecimento leva ao turista a oportunidade de ver, ao vivo, como são as construções das magníficas esculturas feitas com areia.
Voltando a Montevidéu, ocorre no parque Rodó, exatamente em Playa Ramirez, a festa de celebração a Iemanjá. É um ritual onde tradições de origem afro-brasileira se misturam e chamam a atenção do público local. Na celebração, é prestada homenagem à Deusa do Mar, por meio de oferendas lançadas ao Rio da Prata, em baruinhos de madeira.
No fim do mês, dia 23, na cidade Villa Soriano, no estado de Soriano – em que se concentra grande parte da beleza natural do país –, é realizado o Festival Grito de Asencio. O estado celebra, em todo mês de fevereiro, a sua importante participação na luta pela independência por meio de uma marcha a cavalo, percorrendo as principais cidades que testemunham a história, onde se desenvolveu o chamado Grito de Asencio. Este evento tradicionalista, que chama a atenção em toda a região, é organizado pela União de Instituições Tradicionalistas de Soriano, com apoio da Intendência de Soriano.
*Integrante do programa de estágio do jornal O HOJE sob orientação da editora Flávia Popov