O Hoje, O Melhor Conteúdo Online e Impresso, Notícias, Goiânia, Goiás Brasil e do Mundo - Skip to main content

sexta-feira, 5 de dezembro de 2025
Copa do Brasil

Na estreia dos goianos, Aparecidense pega Ponte no Anníbal Batista de Toledo

Pela primeira etapa da Copa do Brasil, equipe de Aparecida de Goiânia precisa vencer a Ponte Preta para passar de fase

Sheyla Sousapor Sheyla Sousa em 12 de fevereiro de 2019
Na estreia dos goianos
Pela primeira etapa da Copa do Brasil

b049f9b77495fa651ffd315d153d5f7d

*Luiz Felipe Mendes

No total, quatro clubes do estado vão participar da 31ª edição da Copa do Brasil: o atual campeão goiano (Goiás), o atual vice-campeão (Aparecidense), o atual terceiro colocado (Vila Nova) e o Atlético, 25º no ranking de clubes da CBF. O torneio começou na semana passada, mas somente hoje o primeiro goiano vai estrear. A partir das 19h15, no Anníbal Batista de Toledo, a Aparecidense recebe a Ponte Preta em jogo único, precisando ganhar.

Tanto o Camaleão quanto a Macaca vêm de vitória em seus respectivos campeonatos estaduais. Pelo Goiano, a Aparecidense bateu o Novo Horizonte por 2 a 1, fora de casa, na estreia do técnico Edson Júnior. A Ponte Preta, por sua vez, derrotou o São Paulo por 1 a 0 em um triunfo maiúsculo no Campeonato Paulista. Naquela ocasião, João Paulo Sanches era o interino, mas agora Jorginho será o treinador oficial. No histórico recente da Copa do Brasil, a Aparecidense chega como uma espécie de xodó, pois no ano passado eliminou o Botafogo na primeira fase. Porém, foi eliminada pelo Cuiabá em seguida. A Ponte Preta fez uma campanha ainda melhor, chegando até as oitavas, mas perdendo para o Flamengo em um agregado de 1 a 0.

De acordo com o regulamento da competição, a primeira fase sempre conta com jogos únicos, com a vantagem do empate para o time melhor colocado no ranking da CBF. Em compensação, a outra equipe ganha o direito a jogar em casa. Para avançar, a Aparecidense necessita de uma vitória sobre a Ponte – qualquer outro resultado dá a vaga para os paulistas. No ano passado, o Camaleão conseguiu derrotar um adversário muito mais conhecido justamente em seu território, perdendo quando foi atuar fora de seus domínios. Essa marca é algo a se considerar se o grupo quiser sonhar com uma nova classificação.

Em relação à escalação dos dois lados, os donos da casa ganham dois retornos. Na defesa, o lateral esquerdo Rayro retoma seu espaço no lugar de William. Já no ataque, Uederson, que também se recuperou de problemas físicos, substitui Aleilson. Na prancheta dos visitantes, a única alteração deve ser a volta do volante Edson na proteção da zaga, deixando Nathan novamente no banco. Quanto ao restante da formação, deve ser a mesma utilizada diante do São Paulo. “Tivemos uns momentos ruins contra o Novo Horizonte, buscamos ajustar nos últimos dois treinamentos, porém com o calendário apertado, temos que preservar, e mais no conceito, tenho certeza que vamos melhorar”, disse Edson Júnior na véspera do duelo. O vencedor pega o ganhador de Bragantino x ASA, o qual será disputado amanhã. 

Ficha técnica 

Aparecidense x Ponte Preta 

Local e data: Estádio Anníbal Batista de Toledo, hoje, às 19h15, em Aparecida de Goiânia. Árbitro: Léo Simão Holanda (Ceará). Assistentes: Samuel Oliveira Costa (Ceará) e Eleutério Felipe Marques Júnior (Ceará).  

Aparecidense: Pedro Henrique; Rafael Cruz, Filipe Luiz, Robson e Rayro; Thiago Ulisses, Luzmar e Uederson; Alex Henrique, Moisés e Nonato. 

Técnico: Edson Júnior.

Ponte Preta: Ivan; Arnaldo, Reginaldo, Renan Fonseca e Diego Renan; Edson (Nathan), Igor Henrique, Matheus Oliveira, Matheus Vargas e Gerson Magrão; Thalles.

Técnico: Jorginho. 

Goiás, Atlético e Vila se preparam 

Um dia antes de suas respectivas estreias na Copa do Brasil de 2019, os três principais times do estado seguem se preparando para a primeira rodada. No Goiás, o técnico Maurício Barbieri vai precisar arcar com dois desfalques e aguarda evolução na situação da estrela Michael. No Atlético e no Vila Nova, os planteis se reapresentaram e os treinadores já pensam nas estratégias para não deixar escapar a classificação.

Com 100% de aproveitamento no estadual, o Goiás deve muito disso ao talento do atacante Michael, ainda que o mérito deva ser dado à todo o elenco e ao treinador. Contudo, o jovem atleta não participou dos treinos de segunda-feira, pois foi poupado em decorrência de desgaste físico. A expectativa é de que ele esteja presente no jogo contra o Sergipe, às 20h30 de amanhã, em Alagoas. Por outro lado, o zagueiro David Duarte e o lateral direito Caíque Sá não serão relacionados. O primeiro cumpre suspensão de uma expulsão na última rodada da Série B do ano passado, em partida contra o Brasil de Pelotas, enquanto o segundo está com uma lesão na coxa direita. Yago e Jefferson/Marcelo Hermes são os prováveis substitutos.

O Atlético e o Vila estão um pouco mais definidos. A única novidade na reapresentação do rubro-negro é a iminente saída do atacante Thiago Santos. A diretoria do Dragão já havia confirmado que ele não faria mais parte do elenco, mas agora ele nem participa mais dos treinos. Já no Tigre, a única ausência é a do uruguaio Facundo Boné, o qual ainda não foi regularizado e portanto não está apto a vestir a camisa colorada em partidas oficiais. Apesar de estarem em recuperação, o lateral esquerdo Gastón Filgueira e o lateral direito Felipe Rodrigues viajaram com a equipe para o Amazonas, aonde enfrentarão o Manaus às 22h30. O Atlético, por sua vez, pega o Brusque-SC no Estádio Augusto Bauer, às 20h30. Todos os três goianos possuem a vantagem do empate. 

Siga o Canal do Jornal O Hoje e receba as principais notícias do dia direto no seu WhatsApp! Canal do Jornal O Hoje.
Veja também