Goiânia terá semáforos inteligentes
Cruzamento da BR-153 com Avenida Anhanguera será o primeiro a receber sistema que controla fluxo de carros e ônibus
Higor Santana*
Com o objetivo de melhorar o trânsito na Capital, a Secretaria Municipal de Trânsito Transportes e Mobilidade (SMT) iniciou a instalação de semáforos inteligentes. Segundo a pasta, o projeto que será testado no viaduto da BR-153, com a Avenida Anhanguera, deve desafogar o trânsito no local e facilitar a passagem dos ônibus do transporte coletivo.
De acordo com o secretário municipal de Trânsito, Fernando Santana, o equipamento vai priorizar as áreas em que o fluxo de veículos é elevado. “Esse semáforo tem uma característica importante que é trabalhar de forma independente. Ele vai tomar a decisão de controle dos cruzamentos. Ele fecha a passagem de uma via que tem pouco fluxo de veículos, mesmo antes de concluir o tempo que estava programado”, afirma.
No cruzamento da BR-153 com a Anhanguera passam cerca de 50 mil veículos por dia, além das linhas do transporte coletivo. O trecho é considerado um dos cruzamentos mais complicados de Goiânia e, com a implantação do semáforo inteligente, deve melhorar. “Antes de se aproximar do semáforo, já existirá uma câmera na linha do ônibus, que vai identificar quando o ônibus passar, e emitir uma mensagem para um controlador, que fica no próprio semáforo. Ai ele já emiti a solução de que o semáforo libere o trânsito no sentido do ônibus, para que ele não perca tempo nos cruzamentos”, explica o secretário.
Segundo a SMT, o projeto que deve ficar pronto em até 60 dias, vai desafogar o trânsito na região. Ao todo, 14 câmeras devem ser instaladas em volta do viaduto, para controlar todo o tráfego de veículos. Ainda segundo a Agência, o semáforo deve contribuir para que o tempo das viagens do transporte coletivo seja reduzido em até 50%.
Tecnologia
O equipamento possui o sistema que otimiza os tempos de passagem, e faz com que os condutores esperem menos nas paradas, mantendo uma sincronia mais eficiente dos cruzamentos. Nos cruzamentos de maior fluxo, os novos semáforos terão capacidade de funcionamento de até quatro horas sem energia elétrica, o que garantirá maior segurança ao trânsito da cidade, em casos de apagão ou oscilações no fornecimento de energia.
As câmeras instaladas na estrutura permitem que quando um veículo for detectado, o equipamento automaticamente acione o semáforo. Assim, a via que estava com o sinal verde na maior parte do tempo, tem o semáforo alterado para a cor amarela, e depois para o vermelho, liberando a outra via que está com mais veículos.
O sistema é referência em países como Estados Unidos, Japão e China, onde consegue reduzir os congestionamentos, e aumentar a velocidade de circulação do trânsito com segurança. Os semáforos são capazes de perceber o volume de tráfego a cada instante e, em função disso, abrir a luz verde ou fechar a passagem para os veículos, para tornar o tráfego mais fluído. “Vai ser uma programação inicial. Ele vai mudando o comportamento do equipamento de acordo com a necessidade que existe em cada cruzamento”, afirma o secretário.
Outras cidades
No Brasil, cidades como Salvador, Aracaju e Vila Velha já contam com o equipamento, que mostrou contribuir na fluidez do trânsito. Em São Paulo, os semáforos já são uma realidade e também estão colaborando com a melhoria do trânsito. Na maior metrópole do país, o sistema gerou um plano semafórico e planejou os tempos dos sinais sincronizados de seis cruzamentos de avenidas movimentadas na cidade.
Além disso, o sistema semafórico deve funcionar em conjunto com a Guarda Civil Municipal (GCM). Em casos de congestionamento, os agentes podem solicitar à central de operação semafórica ou a SMT, alterações no tempo do sinaleiro para proporcionar a liberação do tráfego.
Em Goiânia, o secretario espera ter os mesmos resultados. “Acreditamos que com essa melhora no trânsito as empresas de ônibus vão poder oferecer um maior número de viagens, sem ter que colocar mais ônibus nas ruas”, conclui.
Trânsito
De acordo com a SMT, a prefeitura de Goiânia pretende revitalizar e renovar a sinalização viária de todas as regiões da cidade. “A Capital tem mais de 600 bairros e a SMT trabalha de forma programada para atender todos os setores. Além dos atendimentos programados por meio do departamento de engenharia da SMT, a requalificação da sinalização é realizada também nos mutirões e nas frentes de serviços promovidas pela administração municipal” explica. (Higor Santana é estagiário do jornal O Hoje sob orientação do editor de Cidades Rhudy Crysthian)