Vereador é afastado por 90 dias suspeito de praticar crime de concussão
Segundo a Polícia Civil, o parlamentar cobrava salários de uma funcionária comissionada indicada por ele, sob ameaça de exoneração
Eduardo Marques
O vereador de Porangatu, Valmir Martins Ribeiro, conhecido também como “Du Couro” (PTB),foi afastado das funções públicas nesta quinta-feira (25), suspeito de praticar o crime de concussão.
Segundo a Polícia Civil (PC), o parlamentar teria exigido entre 2016 e 2018, parte dos salários de uma funcionária que teria sido indicada por ele para ocupar cargo comissionado na Circunscrição Regional de Trânsito (Ciretran) de Porangatu. Ele ainda estimulava as transferências com ameaças de exoneração.
Durante uma Sessão Extraordinária realizada nesta quinta-feira (25) na Câmara Municipal de Porangatu, 10 vereadores votaram favoráveis pelo afastamento do investigado para preservar a instituição e o acusado.
De acordo com o delegado que coordena as investigações, Rhaniel Almeida, a medida cautelar foi pleitada junto ao Poder Judiciário para evitar que o vereador cometa novos crimes contra a Administração Pública, bem como se utilize de sua posição política para obstruir as investigações.
O Jornal O Hoje não localizou a defesa do parlamentar, mas esclarece que o espaço continua aberto.