O Hoje, O Melhor Conteúdo Online e Impresso, Notícias, Goiânia, Goiás Brasil e do Mundo - Skip to main content

segunda-feira, 10 de março de 2025
Publicidade
Cultura

‘Sombrou Dúvida’: “materialização de um pensamento”

4º álbum do Boogarins será lançando, hoje (10), em Goiânia, por meio de um ‘processo natural de criação’

Postado em 10 de maio de 2019 por Sheyla Sousa
‘Sombrou Dúvida’:  “materialização de um pensamento”
4º álbum do Boogarins será lançando

e99b5eeb3ae1004b1450af9415c979be

GUILHERME MELO* 

De Goiânia para o mundo: Boogarins retorna à cidade, nesta sexta-feira (10), para lançar o novo álbum do grupo intitulado Sombrou Dúvida. O show será realizado, às 20h, no Teatro Goiânia. O novo trabalho traz um pouco do universo surreal, que a banda já vem construindo desde de 2012, ano de criação do Boogarins. 

O grupo, que nasceu em Goiânia – da amizade entre Fernando Almeida e Benke Ferraz – hoje tem também Hans Castro (bateria) e Raphael Vaz (baixo). O 4º trabalho da banda conta com dez faixas musicais que refletem bem o som frenético, característico da banda, passando pelo rock psicodélico. “A criação começou antes de lançar o terceiro disco. Estávamos no Texas, e as músicas foram surgindo. Como não encaixavam com a ideia de Lá Vem a Morte (3º disco), deixamos para o futuro. E foi excelente isso! Sombrou Dúvida consegue unir uma mistura de social com espiritual, com que todos do grupo se identificaram”, explica Benke, guitarrista do Boogarins. 

O disco conta com a distribuição mundial do selo Overseas Artists, e carrega uma apresentação mais pop, voltada para o introspectivo. “Com certeza, esse disco tem um apelo de mais pop, que vai nesse fluxo de as canções serem mais claras, mas sem perder aquela coisa da ‘doideira’ que a gente sempre botou em nossas canções, a questão da textura, de sons malucos, de fazer o ouvinte sentir a música de outras formas”, adianta o músico. 

Além de uma mescla de sons, que já é uma marca do Boogarins, Sombrou Dúvida é um disco que tem como objetivo tocar as pessoas de forma individual. “É um disco para se ouvir dentro do quarto, sozinho”, caracteriza Benke. O artista explica que esse ‘novo’ som tem o intuito de deixar as pessoas melancólicas, mas de causar um momento de reflexão. “Tudo começou em 2017. Fizemos uma pausa para o lançamento do disco anterior, e, assim, voltamos a produzir Sombrou Dúvida. Nos envolvemos tanto com esse projeto, que ficamos impressionados com a forma com que o disco poderia tocar as pessoas. Sombrou Dúvida é a materialização de um pensamento internalizado”, cita o artista, entusiasmado com o projeto. 

O álbum apresenta, no nome, um elemento que agrada a todos, a ‘sombra’. Segundo o guitarrista, o ambiente representa um lugar de fuga e esconderijo.  “A sombra é um estado por meio do qual não somos julgados e podemos ser nos mesmos. O Sombrou – do nome – é a junção de ‘sombra’ com ‘ou’: criamos a palavra para chamar a atenção e ‘incomodar’ o público. A Dúvida é voltada para o contexto pessoal, de quem é a pessoa. Queremos que nossos fãs voltem os olhares para eles mesmos, claro de uma maneira confortável, para uma melhor construção pessoal. Hoje, tudo é voltado para o ‘outro’: quando estamos chateados ou com raiva, já disparamos tudo nas redes sociais. Acho que precisamos ser mais introspectivos”, confessa. 

Benke, além de guitarrista, é produtor da banda, e revela que, em uma convivência de quase sete anos, se tornou normal terem ideias parecidas ou completarem a sugestão uma do outro, processo que foi aplicado neste álbum. “Acho que é parte natural do modo como vivemos e fazemos nossas músicas. As melodias chegam, naturalmente, com palavras e fonemas, então tanto uma coisa quanto a outra vão soar, de certo modo, meio misturado, e, independentemente do que está sendo dito, o seu ouvido te leva a apreciar o conjunto antes de realmente se ligar na temática. Mesmo que a criação da música seja de um, ela se torna do grupo todo”, garante o músico, com orgulho do trabalho realizado. 

Os integrantes do Boogarins sempre tiveram o apoio das mães, então escolheram o fim de semana em comemoração ao dia delas para lançar o disco. “Sempre tivemos grande apoio delas – e muito amor. É uma forma de homenagear tudo o que elas fizeram e fazem pela gente. Além de tudo, é por termos começado em Goiânia, a nossa cidade de origem. Os nosso maiores fãs são daqui, devemos isso a eles também”, agradece o artista. 

Estrada de tijolos amarelos 

Depois do lançamento do primeiro EP, Boogarins chamou atenção da gravadora Other Music, que assinou com o quarteto, e, em 2013, saiu o primeiro álbum da banda , As Plantas Que Curam.  Após o lançamento do disco, a banda fez mais de 70 shows na Europa, nos Estados Unidos e na América Latina, passando por festivais como o South by Southwest, no Texas, e o Primavera Sound, em Barcelona.

Em 2015, a banda tocou no festival Lollapalooza, em São Paulo, e participou da Virada Cultural. Depois, veio a gravação do Disco, Manual ou Guia Livre de Dissolução dos Sonhos, na Espanha. O álbum teve seu lançamento no fim de outubro em CD, vinil e plataformas digitais em todo o mundo. No Brasil, a banda é editada pelo selo StereoMono/Skol Music, gerido por Carlos Eduardo Miranda.

Boogarins participou do Rock in Rio Lisboa, tocou na influente rádio de música alternativa de Seattle, chamada KEXP, e no famoso festival de Levitation, onde teve a participação de Brian Wilson. No mesmo ano, a banda teve o álbum Manual indicado ao prêmio de Melhor Álbum de Rock em Língua Portuguesa no Grammy Latino.

Em 2017, os músicos lançaram, ao vivo, o álbum Desvio Onírico, composto por quatro faixas, de cerca dez minutos cada, com jams, improvisações  – dentre outras coisas gravadas durante a turnê deles nos EUA e na Europa –, com apresentações no festival Levitation, South by Southwest e Rock in Rio Lisboa. Em junho do mesmo ano, a banda compartilhou seu novo álbum de estúdio, Lá Vem a Morte, de surpresa no Youtube. O trabalho foi eleito o 9º Melhor Disco Brasileiro de 2017 pela revista Rolling Stone Brasil. Em 2018, a trupe embarcou para mais uma turnê internacional, e ainda lançou o vinil de seu terceiro álbum de estúdio, Lá Vem a Morte. Agora em 2019, chega com o recente trabalho, Sombrou Dúvidas.

*Integrante do programa de estágio do jornal O HOJE sob orientação 

da editora Flávia Popov 

SERVIÇO

Show com Boogarins 

Quando: sexta-feira (10) às 20h

Onde: Teatro Goiânia

Ingressos: R$ 60 (inteira) e R$ 30 (meia-entrada) – para estudantes e plateia social, com doação de 1kg de alimento, que serão doados à Vila São Cotolengo

 

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos canais de comunicação do O Hoje para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.
Veja também