Prefeitura de Goiânia lança cartilha educativa “Pipa sem Cerol”
Busca reforçar a mensagem da campanha de forma lúdica e acessível, incentivando a formação de uma cultura de paz nas escolas e comunidades
Nesta terça-feira (3), a Prefeitura de Goiânia apresenta o gibi educativo “Pipa sem Cerol”. O evento acontece na sede da Guarda Civil Metropolitana (GCM), no Setor Castelo Branco, e marca o encerramento da campanha “Pipa sem Cerol”, que se desenvolveu entre junho e agosto e terminou no último domingo (1º).
A equipe exibirá o material apreendido durante a campanha no mesmo dia e local do lançamento do gibi. Desenvolvido pelo Programa Anjos da Guarda da GCM, o gibi educativo visa promover a conscientização sobre os perigos do uso de cerol e linhas cortantes. A publicação, criada para crianças e adolescentes, busca reforçar a mensagem da campanha de forma lúdica e acessível, incentivando a formação de uma cultura de paz nas escolas e comunidades.
A campanha “Pipa sem Cerol” tem o objetivo de alertar sobre os riscos associados ao cerol e outras linhas cortantes. Como a chilena e a indonésia. A ação contou com a colaboração de instituições como o Detran Goiás, ONG Guardiões do Verde, Secretaria Municipal de Educação de Goiânia (SME), Agência Municipal de Meio Ambiente (Amma), Movimento Lixo Zero, Associação dos Servidores da Guarda e motoclubes locais.
Em julho, a campanha intensificou suas atividades com ações adicionais aos finais de semana para combater o uso de linhas cortantes. O Movimento Lixo Zero auxiliará na reciclagem e reaproveitamento dos resíduos, garantindo que o material recolhido seja corretamente destinado.
Os programas Guarda Mirim e Anjos da Guarda, assim como os grupos Cão Amigo e Projeto Escola Mais Segura, desempenham um papel crucial na realização de atividades educativas e eventos. Incluindo o Festival de Pipas promovido pela Secretaria Municipal de Educação.
Resultados da campanha
A GCM avalia positivamente os resultados da campanha, destacando uma significativa redução no número de vítimas fatais relacionadas ao cerol desde a sua implementação. De 2009 a 2023, os registros indicam uma queda acentuada nos acidentes fatais, com apenas seis casos ao longo de mais de uma década. Esses números refletem a eficácia das ações de conscientização e prevenção promovidas pela GCM.