O Hoje, O Melhor Conteúdo Online e Impresso, Notícias, Goiânia, Goiás Brasil e do Mundo - Skip to main content

domingo, 24 de novembro de 2024
tradicional festa

Governo lança nesta quarta-feira as Cavalhadas de Goiás 2019

Representantes das Cavalhadas, autoridades estaduais e municipais, além de convidados, são esperados no evento, que será realizado no Palácio das Esmeraldas, logo mais, às 16 horas

Postado em 29 de maio de 2019 por Jefferson Pereira dos Santos
Governo lança nesta quarta-feira as Cavalhadas de Goiás 2019
Representantes das Cavalhadas

Da Redação

O Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Cultura (Secult) e da Agência Goiana de Turismo (Goiás Turismo), lança nesta quarta-feira (29), as Cavalhadas de Goiás 2019. Tratam-se de algumas das mais tradicionais festas do calendário goiano, realizadas há mais de 200 anos, apoiando e promovendo a Cultura, o turismo e a religiosidade no Estado.

Representantes das Cavalhadas, autoridades estaduais e municipais, além de convidados, são esperados no evento, que será realizado no Palácio das Esmeraldas, logo mais, às 16 horas, com a presença do governador Ronaldo Caiado, do secretário de Cultura, Edival Lourenço, e do presidente da Goiás Turismo, Fabrício Amaral.

O roteiro das festas começa já no início do mês de junho, pelos municípios de Pirenópolis, Santa Cruz de Goiás, Palmeiras de Goiás, Posse e Jaraguá. Na sequência, vêm as Cavalhadas em Crixás, Hidrolina, São Francisco de Goiás, Santa Terezinha de Goiás, Corumbá de Goiás e Pilar de Goiás.

Tradição centenária

As Cavalhadas são celebrações inspiradas nas tradições de Portugal e da Espanha na Idade Média. Elas começaram a ser representadas no Brasil no século XVI. Em Goiás, o primeiro registro é de 1751, na cidade de Santa Luzia (hoje Luziânia). A festa une religiosidade e fé, cultura, turismo, economia e valorização do patrimônio imaterial do Estado, mobilizando os moradores locais e visitantes, revivendo toda uma tradição histórica.

O cenário das Cavalhadas consiste em uma representação das batalhas entre cristãos e mouros que ocorreram durante a ocupação moura na Península Ibérica (século IX a século XV). São dois exércitos com 12 cavaleiros cada, que durante três dias se apresentam, encenando a luta, ricamente ornada e com belíssimas coreografias. Junto a esta manifestação, encontra-se a presença dos Mascarados, personagens incontáveis que se vestem com máscaras e saem às ruas, a cavalo ou a pé, fazendo algazarras.

Entre uma região e outra, pequenas mudanças são percebidas nas Cavalhadas, porém, mantendo a mesma tradição e regra, sendo um evento que ocorre logo após os festejos do Divino Espírito Santo. Um belo espetáculo ao vivo! 

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos canais de comunicação do O Hoje para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.
Veja também