Veterinária oferece castração social pelas ruas de onde mora
Kátia Chubaci também ajudou com doações e remédios para animais na tragédia de Brumadinho, no início do ano
Ingryd Bastos
Com 21 anos de carreira, a veterinária Kátia Chubaci percorre por regiões carentes em sua clínica móvel, montada em um ônibus batizado de “Castrabus” oferecendo castração social. Kátia foi voluntária na tragédia de Brumadinho, ela ajudou com doações e remédios para animais no início do ano.
Através das suas ações pelas ruas de Florianópolis, ela observa que as pessoas estão mais conscientes da importância da castração. No Brasil existem cerca de 100 milhões de cães e gatos abandonados e não existem lares para toda essa quantidade de animais.
Benefícios da castração
A veterinária explica que a castração permite o controle da reprodução de cães e gatos que possivelmente vão morar nas ruas, além disso, o procedimento é benéfico aos animais. Nas fêmeas há uma redução de 90% de câncer de mama, útero e ovários e nos machos previne câncer de próstata. Sem contar a redução de hormônios que deixa a urina com menos odor, evita fugas no período de cio e brigas por fêmeas.
Na Região Metropolitana da capital goiana existem mais de 80 mil animais abandonados cadastrados pelo centro de zoonoses da cidade. A instituição só tem autorização para recolher os cães e gatos machucados, os saudáveis deixam nas ruas na esperança de encontrarem um novo lar. A castração, no entanto é a forma mais ética de realizar esse controle de animais nas ruas, de acordo com profissionais.