Bolsonaro inaugura aeroporto na Bahia
Governador, Rui Costa (PT), anunciou que não vai comparecer à inauguração do terminal de Vitória da Conquista. Foto: Marcos Corrêa / Agência O Globo
Aline Bouhid
Em meio à polêmica quanto às declarações sobre o Nordeste, o presidente Jair Bolsonaro (PSL) participa hoje (23) da inauguração do Aeroporto Glauber Rocha, em Vitória da Conquista (BA). É a segunda visita do presidente à região desde que assumiu o mandato. Das 22 cidades visitadas até agora, o presidente venceu nas últimas eleições em 20. Na sexta-feira (26), o chefe do executivo volta a Goiânia onde obteve mais de 70% dos votos.
O presidente tuitou, na noite dessa segunda-feira (22), sobre a viagem e passou o fim de semana se explicando por conta de declarações feitas sexta-feira passada durante café da manhã com jornalistas. “Criticamos alguns governadores do Nordeste, mas nunca abandonaremos o nosso querido povo nordestino”, escreveu o presidente, no Twitter.
O governador da Bahia, Rui Costa (PT), anunciou que não vai comparecer à inauguração do aeroporto de Vitória da Conquista (BA). “Exercitando a boa educação que aprendi, convidei o governo federal a se fazer presente no ato de inauguração, nesta grande festa. Infelizmente, confundiram a boa educação com covardia, e desde então, temos presenciado agressões ao povo do Nordeste e ao povo da Bahia”, disse Costa, em um vídeo divulgado pela sua assessoria.
Entenda
Na sexta-feira (19), antes de começar o café da manhã com jornalistas estrangeiros, Bolsonaro, sem saber que estava sendo filmado e que áudios estavam abertos, disse ao ministro da Casa Civil, Onyx Lorenzoni, que “dos governadores de paraíba, o pior era o do Maranhão, Flávio Dino (PCdoB)“. A declaração, feita informalmente, causou mal-estar.
As declarações provocaram reações imediatas. Em carta, os governadores do Nordeste repudiaram a fala de Bolsonaro. “Aguardamos esclarecimentos por parte da presidência da República e reiteramos nossa defesa da Federação e da democracia”, diz o comunicado.
* Com informações de O Globo e AE.