“Um pouquinho mais goiano”
Destacando sua terceira visita ao Estado, o presidente afirmou que proximidade com Caiado é antiga e que vão atuar juntos para o bem do Brasil
Dayrel Godinho
Em Goiânia, o Presidente da República, Jair Bolsonaro (PSL) e o governador de Goiás, Ronaldo Caiado (Democratas), demonstraram proximidade na noite desta sexta-feira (26). Esta foi a 3ª vez em sete meses de mandato que o presidente veio ao Estado de Goiás, o que fez o presidente afirmar que se sente “cada vez um pouquinho mais goiano”.
Sinalizando uma grande proximidade ainda maior entre os dois, Jair Bolsonaro também lembrou a campanha do governador para Presidência da República, em 1989. Para o presidente, Ronaldo Caiado já previa um colapso e afirmou que o País está em uma crise financeira e intelectual “nunca vista antes na história deste Brasil”, frase inclusive, do ex-presidente Lula (PT).
Eles estiveram juntos na Cerimônia de Comemoração do 161º Aniversário da Polícia Militar do Estado de Goiás (PM-GO) e da Formatura da 45ª Turma de Aspirantes (CFO), que, inclusive, contava com o sobrinho do presidente entre os formandos. Bolsonaro foi o primeiro presidente a comparecer em um aniversário da PMGO.
Durante o seu discurso, Caiado destacou o caráter inédito da participação de um mandatário nacional. “É uma festa diferenciada, uma honraria e um presidente participou do evento”, destacou o governador, que também parabenizou os 334 homenageados. O democrata também parabenizou a polícia goiana e cumprimentou Bolsonaro pela “luta da família” e afirmou que o Estado vai apoiar o presidente a nível nacional.
Visitas
Esta foi a segunda visita de Bolsonaro à Capital e a terceira ao Estado. Na semana que vem, marcada para o dia 31, está prevista a sua 4ª visita. Ele participará do aniversário de Anápolis, ocasião em que acontecerá a assinatura do contrato de concessão da Ferrovia Norte-Sul. Ronaldo Caiado, inclusive, acredita que esta situação pode causar ciúmes para outros governadores.
A primeira vinda ao Estado foi quando Bolsonaro veio participar do aniversário de 108 anos da Assembleia de Deus. A segunda vez que o presidente esteve no Estado foi para participar do lançamento do programa de recuperação do Rio Araguaia, em Aragarças. Em todos os eventos, o presidente esteve ao lado de Ronaldo Caiado.
Aniversário da PMGO
O presidente foi convidado pelo seu sobrinho durante sua primeira vinda ao Estado. Na ocasião, o militar, ao cumprimentar o presidente e governador do Estado o formando disse que seria uma honra ter o presidente no evento. O que se concretizou. Luiz Paulo Leite Bolsonaro foi um dos 105 aspirantes que se formaram com a presença do Presidente da República.
Jair Bolsonaro foi o padrinho da turma. Ele destacou a atuação dos formandos, que são uma espécie de renovação. “O futuro se abre na mente de vocês [formandos], que representarão o seu Estado”, parabenizou o presidente.
Homenagens
Durante a comemoração do aniversário da PMGO 334 pessoas estavam inscritas para serem homenageadas com a Medalha da Ordem do Mérito Tiradentes. O presidente, que estava entre 16 autoridades civis, recebeu a medalha na ordem “grau grã-cruz” do seu sobrinho, Luiz Paulo. Este é o grau mais alto do Estado. Outras 23 autoridades militares receberam a homenagem.
Também foram homenageadas no “grau grande oficial”, segundo grau mais alto, outros 40 militares juntamente com 18 autoridades do Estado de Goiás. Entre os nomes estavam secretários do Governo e deputados estaduais, como Eduardo do Prado (PV), Humberto Teófilo (PSL), Amauri Ribeiro (Patriota) e Bruno Peixoto (MDB).
Na terceira leva de homenageados, recebendo o “grau comendador”, estavam 204 militares outras 33 autoridades políticas. Entre elas, o prefeito de Catalão, Adib Elias (sem partido) e o prefeito de Turvânia, Fausto Mariano (sem partido). Ambos foram expulsos do MDB por apoiarem Ronaldo Caiado no último pleito.
O presidente cumpriu uma extensa agenda na capital goianiense. Bolsonaro chegou à cidade e almoçou com o cantor Amando Batista. Depois, visitou o Comando de Operações Especiais (COPESP/EB) do Exército. Ele também foi o primeiro presidente a visitar o Exército no Estado de Goiás, de acordo com o líder do Governo na Câmara Federal, Major Vítor Hugo (PSL). “Na medida do possível, vamos atender esta unidade, para que ela consiga atender as demandas do Centro do Brasil”, afirmou o presidente.