O Hoje, O Melhor Conteúdo Online e Impresso, Notícias, Goiânia, Goiás Brasil e do Mundo - Skip to main content

terça-feira, 26 de novembro de 2024
Retração

Goiás reduz 89% de investimentos no primeiro semestre

Os investimentos públicos dos governos regionais caíram no primeiro semestre do ano em relação a igual período de 2015. Foto: Pixabay

Postado em 2 de setembro de 2019 por Aline Carleto
Goiás reduz 89% de investimentos no primeiro semestre
Os investimentos públicos dos governos regionais caíram no primeiro semestre do ano em relação a igual período de 2015. Foto: Pixabay

Aline Bouhid

O Estado de Goiás reduziu investimentos em 89,52% neste semestre, ficando atrás apenas do Estado do Rio de Janeiro onde a redução foi de 90,11%. Os dados comparam o primeiro semestre deste ano com o mesmo período de 2015. A reportagem do Jornal Valor Econômico considerou para todos os entes os investimentos liquidados informados nos relatórios de execução orçamentária. Os valores não incluem as inversões financeiras nem as despesas intra-orçamentárias. 

Além de Goiás e do Rio de Janeiro, em mais nove Estados – Acre, Amazonas, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Pernambuco, Roraima, Santa Catarina e Tocantins -, o recuo nos investimentos foi superior a 50%. As informações contemplam 26 Estados, o Distrito Federal e 24 capitais que já enviaram os relatórios ao Tesouro. Considerando o agregado de Estados e capitais, os gastos de capital caíram de R$ 19,49 bilhões no primeiro semestre de 2015 para R$ 9,21 bilhões em igual período deste ano, numa queda de 52,8%. 

A reportagem mostra ainda que no consolidado, o desempenho das receitas não favoreceu os governos estaduais nos últimos quatro anos. A receitas corrente realizada dos 27 entes federados cresceu 0,6% em termos reais do primeiro semestre de 2015 para iguais meses deste ano. Os dados também mostraram que os governos, no agregado, desaceleram o crescimento de gastos correntes.

* Com informações do Valor Econômico

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos canais de comunicação do O Hoje para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.
Veja também