“Temos estrutura para impedir a atuação do preso”, diz Caiado
O Governador e o ministro Sérgio Moro inauguraram o presídio de Planaltina nesta segunda-feira com o intuito de combater o crime organizado – Foto: Wildes Barbosa
Dayrel Godinho
O governador de Goiás Ronaldo Caiado (Democratas) e o ministro da Justiça e Segurança Pública (MJSP), Sérgio Moro, inauguraram na tarde desta segunda-feira (2) a Unidade Prisional de Planaltina de Goiás. Ambos destacaram que a unidade servirá para o “combate ao crime organizado” que muitas vezes têm atuação e encabeçam crimes dentro das unidades prisionais.
Caiado e Moro enfatizaram durante a cobertura de inauguração que, com a unidade prisional, o Estado terá a capacidade de trazer aqueles presos que fomentam o crime de dentro das penitenciárias existentes. “Hoje, por exemplo, Goiás é referência no combate às quadrilhas de roubo de carga e de drogas, mas nós precisamos ter um controle real dos presos”, afirmou o governador, emendando que o intuito do Estado é combater a atuação do preso como “general destas facções” que atuam em Goiás.
Moro destaca que o presídio está preparado para atender a população. A unidade tem aparelho de raio-x, aparelho de body scanner e controle para impedir a utilização dos celulares. “Então, para combater o crime, temos que ter uma estrutura para impedir a atuação do preso dentro do presídio”, destacou.
Sobre a parceria com o Estado de Goiás o ministro afirmou que está segundo as ordens do governo do presidente Jair Bolsonaro (PSL): “Ser firme contra o crime organizado”, por isto estão investindo na segurança pública, e também na área de presídios. “O governo de Goiás está no caminho certo na inauguração deste presídio”, acredita.
Caiado também destacou que a parceria faz com que a penitenciária seja um modelo atualizado para o que existe em segurança e para o combate ao que acontece dentro dos presídios. “É nisso que nós estamos evoluindo, com uma polícia de qualidade, e ao mesmo tempo com agentes penitenciários preparados e interagindo com as polícias federais e estaduais, para dar agilidade aos processos”, destacou o governador.