Homens estão cada vez menos interessados em sexo, aponta pesquisa
A atuação masculina nas relações sexuais diminuiu cerca de 28% nos últimos 10 anos, enquanto o declínio das mulheres foi de 8%
Ingryd Bastos
Nesta sexta-feira, 6, é comemorado o “Dia do Sexo”, a data é celebrada desde 2008 a partir de uma brincadeira, quando uma marca de preservativos desenvolveu uma campanha publicitária para aumentar as vendas dos produtos. A partir disso, o dia do sexo se popularizou e vem sendo comemorado há 11 anos.
Os benefícios da prática sexual são muitos, além de melhorar o humor, por causa da liberação de endorfina, o sexo ajuda a melhorar a pele, sistema cardiovascular, melhora o sono, diminui cólicas menstruais, aumenta a imunidade e ainda queima calorias.
Apesar das vantagens, uma pesquisa realizada pela National Opinion Research Center (NORC), na Universidade de Chicago constatou que os homens estão fazendo menos sexo, até menos que as mulheres, ao longo dos anos.
Nesse estudo, 23% dos participantes responderam não ter feito sexo nos últimos 12 meses, o dobro no registro de 2008. Além disso, a quantidade dos homens, entre 20 e 30 anos, que dizem não ter feito sexo no último ano triplicou para 28% em apenas 10 anos, número muito acima das mulheres da mesma faixa etária, com o total de 8%.
Outra pesquisa a respeito do interesse dos jovens na vida sexual foi realizada pela National Surveys of Sexual Attitudes and Lifestyles (Natsal) com cerca de 34 mil participantes e países como Reino Unido, Austrália, Finlândia e Japão, especialistas constataram declínio na vida sexual principalmente dos jovens que moram juntos.
Uma explicação para a diminuição no interesse é o aumento da vida virtual, segundo os especialistas. Com o acesso a internet os jovens estão cada vez mais evitando a socialização, focando no virtual, inclusive quando o assunto é relacionamentos. Outro fator que pode colaborar com esse resultado é o fácil acesso à pornografia, fazendo com o que a interação no mundo real fique cada vez mais escassa.
Aspectos como saúde também influenciam na diminuição do libido, médicos especialistas indicam que praticar exercícios físicos e se alimentar de forma saudável melhora o desempenho sexual, no entanto, esse é também é um dos motivos em que os jovens estão cada vez mais desinteressados na prática sexual.