Goiás faz parceria com Ceará para implantar software que monitora uso do dinheiro público
A tecnologia permitir racionalizar os gastos, remanejando orçamentos e, assim, evitar desperdícios de recursos públicos – Foto: Hegon Correa
Nielton Soares
Goiás irá contar com uma ferramenta de gestão, integrando políticas públicas de todas as secretarias de Estado, buscando racionalizar despesas e quando possível remanejar os orçamentos para evitar desperdício de dinheiro público. A iniciativa faz parte de uma parceria assinada, nesta segunda-feira (21), entre o Palácio das Esmeraldas e a Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag) do Ceará, o software batizado de WebMapp foi desenvolvido em 2017 e será compartilhado sem custos.
O termo de cooperação técnica foi firmado durante a abertura do Primeiro Seminário Goiás/Ceará de Boas Práticas Governamentais. No início do evento, o governador Ronaldo Caiado ressaltou as iniciativas de Goiás em relação à área social.
“Nós temos desenvolvido um forte trabalho aqui neste sentido, realizado pelo Instituto Mauro Borges e pelo Grupo Técnico Social de Goiás (GTS), que criaram uma metodologia para identificar as famílias mais carentes no Estado. Desta forma, nós direcionamos os incentivos do governo para as regiões mais necessitadas e fazemos um atendimento especial em áreas como educação e geração de emprego e renda”, destacou Caiado.
O seminário contou também com a participação da primeira-dama Gracinha Caiado, do vice-governador Lincoln Tejo, de secretários e técnicos do executivo goiano. Além dos representantes do Ceará, o secretário-executivo da Seplad, Flávio Ataliba, e do deputado federal Mauro Benevides.
Ataliba explicou que o software será implantado em Goiás depois da capacitação dos servidores e permitirá que o governo acompanhe todos os investimentos públicos aplicados no Estado, podendo remanejar as verbas. Segundo ele, foi por meio dessa metodologia que o Ceará atingiu o maior volume de investimento público dentre as federações, aproximadamente R$ 3 bilhões por ano.
Seminário
O seminário terá duração de dois dias e a segunda edição já foi anunciada para ser realizada em Fortaleza-CE. O intuito é identificar as metodologias e os sistemas de monitoramento de políticas públicas para acompanhar projetos prioritários e tornar mais eficientes os serviços públicos.