Presidente da Funarte é exonerado
A exoneração está publicada no Diário Oficial da União (DOU) desta segunda-feira (4). Segundo a Folha, o principal nome para o cargo é Roberto Alvim. Foto: Internet
Aline Bouhid
O governo federal exonerou o pianista Miguel Angelo Oronoz Proença do cargo de presidente da Fundação Nacional de Artes (Funarte), vinculada ao Ministério da Cidadania, comandado por Osmar Terra. A exoneração está publicada no Diário Oficial da União (DOU) desta segunda-feira (4). Segundo a Folha, o principal nome para o cargo é Roberto Alvim.
Em setembro, Roberto Alvim, diretor do Centro de Artes Cênicas da instituição, chamou a atriz Fernanda Montenegro de “sórdida” e “mentirosa”, provocando uma forte reação da classe artística – e também de Miguel Proença, que se disse “chocado”. E, em outubro, dispensou 19 servidores da Funarte – mas a decisão foi anulada depois pelo ministro da Cidadania Osmar Terra.
Miguel Proença estava desde fevereiro deste ano na presidência da Funarte. Ele é doutor em Música e pianista de renome internacional, responsável pelo desenvolvimento de políticas públicas de fomento a artes visuais, música, circo, dança e teatro.
* Com informações da Folha de São Paulo