Homem é preso transportando 250 canários-da-terra
As aves estavam escondidas em um fundo falso no banco traseiro do veículo| Foto: Divulgação/PRF
Eduardo Marques
Um homem, de 57 anos, foi preso na noite desta segunda-feira (4) transportando ilegalmente cerca de 250 aves , na BR-020, em Alvorada do Norte, a cerca de 455 km de Goiânia. De acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), o suspeito transportava centenas de canários-da-terra em um carro.
O canário-da-terra é muito procurado pelos criadores de aves em cativeiro devido ao seu canto e também por causa de sua índole agressiva, em rinhas semelhantes às de brigas de galo. Por ser uma espécie nativa do Brasil, é necessária licença do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA) para a criação em cativeiro.
Durante a revista veicular, os agentes encontraram as aves em um fundo falso no banco traseiro do veículo, as aves estavam distribuídas em 11 gaiolas.
O motorista do veículo informou que comprou os pássaros no interior de Goiás e tinha a pretensão de revender em Teresina, no Piauí. Ele, que já responde por crime ambiental e tráfico de animais em Palmas, no Tocantins, foi preso e encaminhado à Delegacia de Polícia Civil local.