Decreto da Prefeitura de Goianésia obriga uso de máscaras para combate ao coronavírus
Documento ressalta que peças devem ser utilizadas em toda a cidade por pessoas que estiverem fora de casa ‘em locais públicos e privados’| Foto: Reprodução/ Prefeitura de Goianésia
Eduardo Marques
O prefeito de Goianésia, Renato de Castro (MDB), assinou um decreto em que obriga o uso de máscaras de proteção por todos os moradores da cidade, com o intuito de prevenir o contágio pelo novo coronavírus. O município tem dez casos confirmados de Covid-19. Clique aqui e confira o decreto na íntegra.
As pessoas devem usar máscaras de proteção quando estiverem fora de casa. A decisão ressalta que os equipamentos terão de ser utilizados “em locais públicos e privados para que possa ser desenvolvida qualquer atividade”.
O decreto destaca que podem ser usados produtos artesanais, “de dupla camada, no mínimo”. Já para pessoas que estiverem gripadas e em isolamento é aconselhado o uso de máscaras cirúrgicas, assim como aqueles que estiverem responsáveis pelos seus cuidados.
A prefeitura justifica que o uso da máscara atende recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS) e do Ministério da Saúde (MS) e que a população deve ajudar na “interrupção da cadeia de transmissão”.
O decreto entrou em vigor no último dia 6. Segundo o prefeito, a primeira semana foi um período para que a população se adequasse à medida. A partir de agora, a fiscalização começará efetivamente a ser realizada pela PM e por fiscais de postura da prefeitura.
Renato de Castro explicou que na tarde desta segunda-feira (13) será realizada uma reunião para definir quais as penas serão impostas em caso de descumprimento.