Prefeitura de Goiânia diz que não há data para reabertura total do comércio
Gestão quer antecipar feriados de 12 e 24 de outubro para as próximas semanas, a fim de aumentar isolamento social e frear pandemia na capital| Foto: Divulgação
Eduardo Marques
A Prefeitura de Goiânia fez nesta sexta-feira (5) uma reunião para discutir o enfrentamento da Covid-19 e dizer que não existe data para a reabertura total do comércio. O órgão estuda antecipar feriados. Na capital já foram contabilizados 2.410 casos de Covid-19 com 75 mortes. O município avalia que as duas próximas semanas serão fundamentais para o controle da epidemia em Goiânia. A intenção é de elevar o isolamento social de 38% para 50%.
A conversa aconteceu durante uma coletiva de imprensa, às 11h, no Paço Municipal. Estiveram presentes representantes de várias pastas do município, entre eles, a secretária Fátima Mrué, da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e o secretário Paulo Ortegal, da Secretaria Municipal de Governo (Segov). Eles falaram sobre os efeitos da possível flexibilização do funcionamento dos estabelecimentos não essenciais.
Durante a coletiva, as autoridades apresentaram um balanço do que o município fez, até o momento, para enfrentar a crise provocada pela Covid-19, além de ressaltar as ações que ainda pretendem fazer.
Fátima disse que a prefeitura está muito preocupada com a taxa de isolamento social, que neste momento está em aproximadamente 38%, e a prefeitura disse que precisa que essa taxa suba para 50% nos próximos 15 dias.
Segundo o secretário de governo, Paulo Ortegal, há preocupação com a atividade econômica e com a vida também. Ele ressaltou que um estudo está sendo feito e que deve ser concluído até na segunda-feira (8). Na próxima semana, dia 11 já é feriado de Corpus Christi. O Município vai decretar ponto facultativo na sexta-feira, dia 12.
“A antecipação de feriados tem vinculação com a constituição, temos pensando em 12 de outubro e 24 de outubro”, disse o secretário. A antecipação ocorreria na semana seguinte ao Corpus Christi.
Leitos
A secretária de Saúde, Fátima Mrué, afirmou que o calendário de reabertura de outras atividades em Goiânia está, por ora, suspenso. Ela explicou que a baixa taxa de isolamento social e percentuais preocupantes de ocupação de leitos de UTI e de enfermaria impedem uma retomada segura.
Havia expectativa para que shoppings fossem reabertos já neste sábado (6) e a Região da Rua 44 no próximo dia 13. Fátima Mrué afirmou que os leitos de enfermaria estão com 93% de ocupação. Os de UTI estão em 78%. Os dados, conforme explicou, são referentes à Maternidade Célia Câmara e ao Hospital das Clínicas da UFG. Para flexibilizar as atividades econômicas, a secretária diz que é necessário aumentar a taxa de isolamento e ampliar a capacidade de leitos.