Oficinas itinerantes de leitura e animação
Escolas do interior de Goiás e Minas Gerais recebem o projeto ‘Ilha da Imaginação, mais de 60 mil crianças e adolescentes já participaram da iniciativa sociocultural
Reconhecido por seu impacto cultural e educacional em São Simão (GO), o projeto que busca fomentar a leitura e produção audiovisual por meio de cursos, oficinas e produção de filmes de animação, o Ilha da Imaginação, está levando suas oficinas a várias cidades do interior de Goiás e Minas Gerais.
Com a missão de incentivar a leitura e o cinema de animação para crianças e adolescentes de 8 a 15 anos, oferece atividades itinerantes gratuitas em escolas públicas federais, estaduais e municipais. Anualmente, cerca de 10 cidades e 30 instituições de ensino são atendidas.
Entre as cidades contempladas estão Inaciolândia (GO), Gouvelândia (GO), Paranaiguara (GO), Quirinópolis (GO), Cachoeira Alta (GO), Ituiutaba (MG) e Gurinhatã (MG). Nessas regiões, as oficinas de quatro horas proporcionam uma experiência educativa e divertida, permitindo que os alunos conheçam, observem, criem e manipulem objetos clássicos que marcam o início da animação.
Como o Praxinoscópio, que gera a ilusão de movimento por meio de imagens em sequência, e o Taumatroscópio, um brinquedo ótico feito de um disco de papelão com ilustrações em cada extremidade, encontramos imagens distintas, unidas por um palito; ao girá-las rapidamente, elas se combinam em uma única figura. O FlipBook, também explorado nas oficinas, possibilita que pequenos livros com ilustrações em sequência sejam folheados velozmente, gerando a ilusão de movimento. O processo de manuseio e confecção desses itens apresenta aos participantes os princípios essenciais para entender o cinema de animação.
Desde 2019, as Oficinas Itinerantes do Ilha da Imaginação têm alcançado mais de 50 mil alunos e distribuído gratuitamente uma quantidade igual de livros. A escolha das escolas envolvidas prioriza aquelas que ainda não foram atendidas em edições anteriores. A divulgação da atividade para os estudantes é feita diretamente pelas instituições, por meio de cartazes e da entrega de livros (fornecidos pelo projeto) que serão utilizados durante a oficina, além da comunicação direta por parte dos professores e diretoras.
Danielle Cabral, gestora do projeto pelo Instituto Maker, destaca a importância dessas ações. “A alfabetização no Brasil é um grande desafio; nas itinerantes distribuímos um livro para cada aluno participante e buscamos colaborar para o estímulo à leitura por meio de atividades práticas de interpretação e escrita, contribuindo para que os alunos participantes possam futuramente ‘ler o mundo’ com capacidade crítica em relação ao que veem, ouvem e leem. Do texto à tela”, afirma.
As oficinas transcendem a mera teoria. Após uma introdução às técnicas de animação, os alunos são estimulados a desenvolver seus próprios roteiros, inspirados na leitura de um livro escolhido previamente, e a criar vídeos utilizando a técnica de stop motion. Os resultados dessas atividades são exibidos e compartilhados com a comunidade, tanto localmente quanto em plataformas digitais, como o canal da iniciativa no YouTube.
Danielle Cabral destaca que o projeto ‘Ilha da Imaginação’ promove a expressão dos participantes por meio da criação de narrativas, respeitando suas individualidades, enquanto utilizam as tecnologias disponíveis. “Amplia o repertório contribuindo para o despertar de cidadãos e cidadãs cada vez mais conscientes e com maior poder de escolha”, explica Danielle.
Com um compromisso constante em fomentar a leitura e a criatividade, o projeto continua a ampliar seu alcance, impactando de forma positiva a vida de milhares de jovens. O ‘Ilha da Imaginação’ reafirma a relevância da educação e da cultura como fundamentos essenciais para o progresso de uma sociedade mais crítica e participativa.
Ilha da Imaginação
Incentivo à leitura e à produção audiovisual, estímulo à imaginação das crianças, a construção de relacionamentos sólidos com a comunidade e capacitação são os pilares do programa Ilha da Imaginação, que hoje atua diretamente na comunidade de São Simão (GO) e região. O programa, que acontece gratuitamente desde 2019, já beneficiou cerca de 50 mil crianças e jovens de 8 a 18 anos em mais de 120 escolas públicas da região.
O foco é capacitar para a leitura e produção audiovisual com cursos, oficinas e produção de filmes de animação. O programa já distribuiu mais de 50 mil livros gratuitamente durante as oficinas itinerantes. O Ilha da imaginação é um projeto aprovado pela Lei de Incentivo à Cultura, com patrocínio da SPIC Brasil e realização do Instituto Maker, AKM Performma, Ministério da Cultura e Governo Federal União e Reconstrução. O projeto possui gestão Danielle Cabral, natural de Goiás.