Paciente do Hugol celebra aniversário virtual com familiares e amigos
Psicólogos da unidade afirmam que manter o elo afetivo com os familiares, auxilia no tratamento e desenvolvimento do paciente. – Foto: Reprodução/ Divulgação
Ana Julia Borba
Neste mês de setembro, o Hospital de Urgências Governador Otavio Lages de Siqueira (Hugol) comemorou o aniversário de 18 anos do paciente Marcello Araujo, vítima de acidente de trânsito.
A celebração aconteceu virtualmente, realizada por chamada de vídeo em um tablet, e contou com a participação de familiares e amigos do adolescente, a equipe de UTI do hospital também participou.
“Desde o momento em que o Marcello sofreu o acidente, sabíamos da gravidade do seu estado, mas, graças a Deus e toda a equipe Hugol, hoje pudemos revê-lo, mesmo que por chamada de vídeo. Foi gratificante e uma emoção muito forte. Agradeço a todos os envolvidos por disponibilizarem essa oportunidade à nossa família e por cuidar do meu neto”, agradeceu Vera Lúcia da Costa, avó do paciente.
O Hospital se manifestou, dizendo que acreditam que o elo afetivo entre os familiares e o paciente, auxilia no tratamento trazendo resultados positivos e melhor desenvolvimento. Psicólogos e terapeutas ocupacionais ofertam esse recurso aos pacientes.
“A visita virtual permite o fortalecimento do vínculo entre o paciente e a família, que é o elo dele com o mundo. Estimular os recursos de enfrentamento através do apoio familiar reduz a ansiedade durante o tratamento, mesmo nesse cenário em que não existe a presença física dos entes queridos”, relatou a psicóloga da unidade, Jéssica Prado.
Em razão da pandemia, o formato virtual é frequente, pois garante a segurança do paciente e de seus familiares.