À frente nas pesquisas, Maguito foi 20 vezes mais buscado na internet do que Vanderlan no 2º turno
De acordo com Google Trends, o candidato emedebista foi líder de buscas após sofrer consequências da Covid-19, mas manteve a popularidade nos últimos 13 dias | Foto: reprodução
Nathan Sampaio
Faltando menos de um dia para o início das votações do segundo turno, que vão definir o novo prefeito de Goiânia neste domingo, 29, uma pesquisa feita pelo Google Trends mostrou que Maguito Vilela (MDB) foi 20 vezes mais procurado na internet do que seu concorrente, Vanderlan Cardoso (PSD).
A ferramenta, que mostra os termos mais populares buscados na plataforma, considerou que Maguito alcançou os níveis máximos de popularidade em pesquisa, principalmente após ser internado com consequências da Covid-19.
De acordo com o Google, os números representam o interesse de pesquisa relativo ao ponto mais alto no gráfico de uma determinada região em um dado período. Um valor de 100 representa o pico de popularidade de um termo. Um valor de 50 significa que o termo teve metade da popularidade. Uma pontuação de 0 significa que não havia dados suficientes sobre o termo.
Considerando os termos da empresa multinacional de serviços online, Maguito alcançou o nível máximo de popularidade de buscas no início do segundo turno e se manteve entre os números 13 e 41 do decorrer dos últimos 13 dias.
Redes sociais
Nesta reta final, na internet, os candidatos intensificaram a campanha. A equipe de Maguito Vilela, candidato que há um mês está internado em uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI) de um hospital em São Paulo, repercutiu a carreata desta sexta-feira, 27, que contou com a presença de seu filho e deputado federal, Daniel Vilela (MDB), e dos Republicanos Rogério Cruz, candidato à vice, e João Campos, deputado federal.
Além disso, foram publicados vídeos com o depoimento do padre Cesar Garcia, dos emedebistas Gustavo Mendanha, prefeito reeleito em Aparecida de Goiânia, e Carlos Júnior, presidente do partido em Goiânia, além de Rogério Cruz.
Já Vanderlan e sua equipe publicaram posts de artes com frases motivacionais e vídeos de campanha. Em um dos vídeos, um personagem cômico, com falas e caracterização tipicamente caipira, coloca bonecos de políticos como Adriana Accorsi (PT), Jovair Arantes (PTB), Marconi Perillo e Talles Barretos (PSDB), dentro de um balaio enquanto fala de forma pejorativa sobre o apoio e envolvimento destes nomes à Maguito Vilela.
Dia de votação
A votação vai acontecer neste domingo, 29, das 7h às 17h. O TSE recomenda que o horário das 7h às 10h seja destinado às pessoas com mais de 60 anos, que são o grupo de maior risco para Covid-19. No entanto, os demais eleitores não estão proibidos de votar nesse horário. Não se esqueça de usar máscara, levar sua caneta e seu título, ou o celular com o aplicativo e-título. Caso precise justificar ausência, o aplicativo também oferece essa opção.