Certificação de Biden nos EUA é suspensa após apoiadores de Trump invadirem Capitólio
Manifestantes gritavam “se não houver justiça, isso nunca vai parar” enquanto polícia tentava segurar multidão | Imagem: reprodução
Nathan Sampaio
O que era para ser considerada a celebração de um resultado democrático acabou virando bagunça quando manifestantes a favor do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, entraram em confronto com a polícia nesta quarta-feira (6/1), nas escadarias do Capitólio, em Washington. O ocorrida acontece durante a sessão do Senado para certificar a vitória eleitoral do democrata Joe Biden, que, até então, venceu as eleições em 2020.
A cerimônia chegou a ser suspensa e o plenário foi evacuado, tendo toque de recolher decretado na cidade a partir das 18 horas do horário local. Ainda neste momento, milhares de apoiadores de Trump estão reunidos na capital americana para protestar contra o resultado do pleito de novembro, alegando que o processo foi fraudado, o que já foi comprovadamente descartado. “Se não houver justiça, isso nunca vai parar”, gritaram os apoiadores em vídeos que foram ao ar no Twitter.
De acordo com o jornal The Washington Post, várias centenas de pessoas se chocaram contra as barricadas de metal que cercavam a parte de trás do Capitólio e pouco antes das 13h locais um grupo conseguiu empurrar e derrubar as barricadas, invadindo os gramados em frente ao prédio. Os policiais no local não conseguiram conter a multidão e manifestantes conseguiram entrar no edifício.