Pesquisadores de universidades goianas são ouvidos pela Secretaria da Retomada
Encontro virtual apresentou estudos de professores da UEG, UFG, PUC-GO e Unialfa. Iniciativa pioneira no Brasil pretende aplicar conhecimento, a partir da produção acadêmica, em ações do Estado | Imagem: reprodução
Da Redação
O Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado da Retomada, promoveu, nesta terça-feira (26/1), o 1º Seminário “Ações para a retomada socioeconômica e desenvolvimento de Goiás”. Na oportunidade, professores apresentaram parte da produção acadêmica de pesquisas realizadas nas universidades goianas, que podem contribuir para a saída da crise causada pela pandemia da Covid-19. O debate virtual foi transmitido e está disponível na íntegra no canal no YouTube da UEG TV, da Universidade Estadual de Goiás (UEG), parceira do evento.
Além da UEG, a programação do seminário contou com a colaboração de professores e pesquisadores da Universidade Federal de Goiás (UFG), Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO) e Centro Universitário Alves Faria (Unialfa).
Para o secretário da Retomada, César Moura, a realização do seminário se justifica, também, pela urgência da busca por iniciativas que possam amenizar os prejuízos causados pela pandemia e que afetaram os mais vulneráveis, público prioritário das ações defendidas pelo governador Ronaldo Caiado.
“Ao mesmo tempo em que reconhece os estudos de pesquisadores goianos, o seminário serve para debater prováveis soluções que tenham a ver com a realidade regional e ajudem a resolver demandas econômicas e sociais do nosso Estado”, declarou Moura.
Mediadora do debate online, a gerente de Avaliações e Informações da Retomada, Suellen Mara, acredita que a primeira edição do seminário permitiu a conexão entre as universidades e a secretaria, possibilitando o compartilhamento das pesquisas e projetos em andamento para o crescimento do Estado.
“Tivemos a satisfação de ouvir pesquisadores, conhecer os trabalhos que estão sendo realizados e pensar em parcerias que podem ser efetivadas para que os goianos possam ter acesso a programas de governo cada vez mais eficientes e assertivos”, avaliou Suellen, que é economista formada pela UEG.
Para o reitor da UEG, professor Valter Gomes Campos, é fundamental a participação no debate a respeito da superação da pandemia. “É importante que cada um dê a sua contribuição, que se envolva em ações a favor da retomada socioeconômica do Estado. Enquanto instituição pública de ensino superior, pesquisa e extensão, a UEG tem desempenhado o seu papel, inclusive com várias ações em parceria com a Secretaria da Retomada”, destacou.
Criado para divulgar as iniciativas do Governo de Goiás com foco na geração de emprego e renda, fortalecimento dos pequenos negócios e diversificação das atividades econômicas, o seminário também buscou o intercâmbio de experiências e a busca por criação de conexões visando o crescimento e desenvolvimento do Estado.
Convidados
Pela Secretaria da Retomada participaram ainda os gerentes Raíssa Rodrigues (Mobilização para Emprego e Renda) e Rafael Sôffa (Desenvolvimento de Áreas Vulneráveis).
Desenvolvimento Regional foi o tema abordado pelos professores e pesquisadores da UEG, como a pró-reitora de Extensão e Assuntos Estudantil, Adriana Ribon Ogera; o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Everton Tizo Pedroso; e as professoras Michelle Ferreira e Sandra Máscimo.
Os docentes da Unialfa citaram um projeto de pesquisa sobre o Índice de Progresso Social dos Municípios Goianos. Participaram da live o coordenador do mestrado de Desenvolvimento Regional, Marcelo Ladvocat; e o professor no mestrado de Desenvolvimento Regional e diretor do Instituto Mauro Borges (IMB), Guilherme Resende.
Já os pesquisadores da UFG trataram de Mercado de Trabalho, Desenvolvimento Regional, Comércio Exterior, Educação Financeira, Empreendedorismo e Inovação. Representaram a universidade os professores Flávia Rezende Campos, Sandro Eduardo Monsueto, Andréa Freire de Lucena, Moisés Ferreira da Cunha, Jéssica Traguetto Silva e Felipe Queiroz Silva.
Os estudiosos da PUC-GO também apresentaram pesquisas na área de Desenvolvimento Regional. O encerramento do debate contou com as falas do coordenador do mestrado em Desenvolvimento e Planejamento Territorial, da PUC Goiás, Antonio Pasqualetto; do vice-coordenador do mestrado em Desenvolvimento e Planejamento Territorial; e dos professores Pedro Araújo Pietrafesa e Jeferson de Castro Vieira.