Rogério Cruz inicia hoje agenda semanal de atendimento a vereadores
Prefeito reservou segundas-feiras para discutir receber parlamentares | Foto: Divulgação/Prefeitura de Goiânia
Samuel Straioto
O prefeito de Goiânia, Rogério Cruz (Republicanos), decidiu reservar a agenda deles nas segundas-feiras apenas para vereadores. A rotina começa a ser colocada em prática a partir desta segunda-feira (8). Cada parlamentar terá direito a meia hora de audiência e todos poderão levar “convidados”, a exemplo de comissões de moradores ou representantes de entidades, para o Paço Municipal. No entanto, é preciso antes fazer um agendamento. Nos bastidores é avaliado que o atendimento visa esfria ânimos de alguns vereadores que estão insatisfeitos
Parte das insatisfações têm partido de ex-colegas que questionam nos bastidores a falta de espaço na administração municipal e que esperavam de imediato um acesso maior ao Executivo. O líder do prefeito na Câmara, Sandes Júnior (Progressistas), avalia a medida como positiva. “Segunda-feira será exclusivo aos vereadores. Ele falou num primeiro momento aberto, pode vir à vontade, mas estava dando tumulto, demorando muito o atendimento, pois tinha de atender outras demandas também, então segunda-feira somente com vereadores, fica mais tranquilo, e atende a todas às reivindicações” avaliou o parlamentar.
O vereador Henrique Alves (MDB) relata que a medida tomada por Rogério Cruz é importante. “Vejo uma atitude bastante positiva do prefeito, acho que é um entendimento do valor que o vereador tem para o Paço, não somente para aprovar as matérias, mas também para a sociedade enquanto representante da população, como pessoa que tem a função de levar o clamor popular. Sem dúvida o prefeito ganha pontos aqui na Câmara”, analisou o emedebista. A ação de Rogério é semelhante ao que fazia o ex-prefeito Paulo Garcia que também destinava às segundas para os parlamentares. Já Iris Rezende não destacou no mandato dele um dia específico para atender as demandas dos vereadores.
Rogério Cruz tem feito atendimento aos vereadores. Ele reforçou a tentativa de estabelecer uma relação próxima com a Câmara. Ele argumentou que por ter sido vereador, sabe das necessidades de um parlamentar. Para o prefeito, o vereador tem o contato mais direto com a população. Rogério Cruz ressaltou que o recebimento de vereadores será constante na gestão dele. “Sim. Todo atendimento feito a um vereador é feito com muito prazer, pois um vereador é um braço estendido do Executivo, o vereador está mais perto da população. O vereador acompanha as necessidades da região e leva ao Executivo. Eu como Executivo que estou no momento, fiz questão de atendê-los. Uma vez que fui vereador, sei das necessidades”, destacou o prefeito. Vale ressaltar que já há um trabalho para que Rogério Cruz tenha o apoio de pelo menos 25 parlamentares na Câmara. O número é uma margem de segurança trabalhada pelo Paço, pois o mínimo é de 24 vereadores, quantidade suficiente para aprovar projetos que exigem quórum qualificado, por exemplo, emendas à Lei Orgânica do Município de Goiânia.