O Hoje, O Melhor Conteúdo Online e Impresso, Notícias, Goiânia, Goiás Brasil e do Mundo - Skip to main content

quarta-feira, 12 de fevereiro de 2025
PublicidadePublicidade
Previsão

Obras na Casa do Idoso na Capital devem terminar em novembro

Ordem de serviço consiste em uma grande reforma do local para maior conforto dos moradores | Foto: Wesley Costa

Postado em 11 de fevereiro de 2021 por Sheyla Sousa
Obras na Casa do Idoso na Capital devem terminar em novembro
Ordem de serviço consiste em uma grande reforma do local para maior conforto dos moradores | Foto: Wesley Costa

João Paulo Alexandre

As obras da Casa do Idoso, que fica na Vila Mutirão, têm previsão de término para novembro deste ano, segundo a Secretaria de Desenvolvimento Social (Seds). O espaço existente desde 1980 passa por uma grande reforma nas 30 casas-lares que podem atender até 60 idosos em situação de vulnerabilidade social.  Atualmente, apenas oito pessoas moram no local.

A gerente de Promoção e Direitos da Pessoa Idosa, Daniela de Gilka, conta que foram mais de R$ 2,5 milhões destinados para a reforma do local. Os recursos para a obra são oriundos do programa Protege, que é um fundo responsável pelo custeio dos programas da rede de proteção social.

“Com a reestruturação, as casas vão voltar a ter capacidade para atender até 60 moradores e tanto idosos que moram na instituição como a comunidade local poderão usufruir das novas instalações da Casa do Idoso. Hoje já são mais de 100 idosos na fila de espera”, conta Daniela.

Segundo a gerente, os moradores estão com famílias acolhedoras e estão recebendo toda a assistência necessária por parte do governo estadual. Atualmente, as casas têm paredes de concreto. Com a reforma, as construções serão revestidas com tijolos e o piso será nivelado com o da área externa, para evitar quedas dos idosos.

A reforma também consistirá na padronização das portas com larguras suficientes para que os usuários de cadeira de rodas possam se locomover. As janelas também ganharão novos tamanhos para que a ventilação no local seja melhorada. A área externa terá a arborização restaurada e o local será cercado por um muro para melhorar a segurança dos moradores.

O espaço também ganhará um Centro de Convivência com piscina e equipamentos de fisioterapia e de atividades físicas. Um salão será construído e contará com 250 metros quadrados de área com capacidade para receber até 200 pessoas. No local será realizado os bailões de sexta-feira. “Isso será um recomeço, dignidade a pessoa idosa. A garantia de direitos a 30 anos deixado de lado”, afirma Daniela.

Rosalina Barreto, de 82 anos, recebeu a informação das mudanças com muita alegria. Moradora desde 2007, ela conta que o local foi se deteriorando nos últimos anos. “Estou muito feliz pela notícia da reforma. Só tenho que agradecer a Deus e a todos que estão se esforçando em ajudar”, pontua.

Ordem de serviço

A ordem de serviço foi assinada pelo governador Ronaldo Caiado no último dia 31 de dezembro. A titular da Seds, Lúcia Vânia, pontuou sobre os municípios goianos que são considerados parceiros da pessoa idosa e sobre os recursos federais e estaduais para essa realidade. “Tínhamos 12 municípios que eram considerados amigos da pessoa idosa. Hoje, estamos com 85 com esse diploma. Acredito que, até o final do governo, teremos os 246 contemplados com esse diploma”, projeta.

Lúcia Vânia destacou sobre a importância do abrigo para a história da região. “As pessoas que aqui moram têm um apego muito grande por este local. Essa reforma é sonhada há muito tempo”, acrescenta. 

Materiais reaproveitáveis são doados a instituições 

Os materiais da demolição provenientes da Casa do Idoso considerados reaproveitáveis serão doados para a Associação Desafio da Fé, que é uma entidade sem fins lucrativos que, desde 2008, presta assistência social a famílias carentes, idosos, crianças e jovens com transtornos e dificuldades de aprendizado.

A entidade fica localizada no Setor Colina Azul, em Aparecida de Goiânia, a associação vai destinar todo o material que pode ser reaproveitado a famílias que passam por dificuldades financeiras e vivem em moradias precárias.

“Algumas famílias moram em barracas de lona”, explica a diretora-presidente da entidade, Eleonice Alves de Oliveira. Ela enviou ofício e fechou a parceria para receber itens usados como telhas, madeira, grades metálicas, placas de muro, dentre outros.

O canteiro de obras na Casa do Idoso começou a avançar com o início da construção do muro após a remoção das cercas-vivas da unidade, que não ofereciam segurança e demandavam muita manutenção. Para isso, a construtora já recebeu parte dos materiais, como britas, cimento, areia, tijolos e outros componentes para iniciar a construção do muro.

Nesta semana, operários da construtora selecionada para coordenar a edificação atuam na demolição de paredes e retirada de telhas, além de limpeza de áreas para construção do muro.

O espaço também contará com a retirada de calçamento antigo para construção de novo piso. Eles serão realizados de acordo com os padrões de segurança, inclusive, com piso tátil. (Especial para O Hoje) 

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos canais de comunicação do O Hoje para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.
Veja também