Rogério Cruz se encontra com Bolsonaro e articula parceria para fortalecer Educação
Em Brasília, o prefeito de Goiânia reuniu-se com diretores da Fundação Banco do Brasil, com foco ampliação de parcerias para desenvolvimento de projetos sociais na área da educação em Goiânia | Foto: divulgação
Da Redação
Em sua peregrinação semanal por Brasília, o prefeito de Goiânia, Rogério Cruz (Republicanos), reuniu-se com diretores da Fundação Banco do Brasil, com foco ampliação de parcerias para desenvolvimento de projetos sociais na área da educação na capital. O foco é fortalecer a Educação municipal.
Um dos temas debatidos foi a execução de projetos sociais voltados principalmente às crianças de Goiânia. Um dos projetos que o prefeito vai apresentar no âmbito do AABB Comunidade diz respeito ao contra turno escolar. Pela parceria, a Associação Atlética Banco do Brasil (AABB) fornece as instalações e a Fundação Banco do Brasil faz a gestão de conteúdo e a doa os uniformes. Em contrapartida, a Prefeitura de Goiânia fornece os educadores.
“As crianças podem estar nas escolas pela manhã e, à tarde, realizarem outras atividades, através da Fundação Banco do Brasil”, explicou Rogério Cruz, ao dizer que para a administração a parceria “é uma alegria muito grande, podermos contar com uma fundação como esta dentro do nosso país, uma fundação histórica, e podermos está levando para a cidade de Goiânia, dando uma atenção toda especial às nossas crianças”, disse o prefeito, afirmando que saiu da Fundação Banco do Brasil “feliz, sabendo que mais uma parte de nossa missão está sendo cumprida”.
Rogério Cruz explicou que o programa contra turno escolar vai atender principalmente crianças com déficit de aprendizagem. “Nós sabemos que em Goiânia temos uma preocupação muito grande, principalmente com as pessoas que moram na periferia”.
Ainda em Brasília, o prefeito participou, ao lado do presidente da República, Jair Bolsonaro, em que o governo federal disponibilizou aos gestores municipais de todo um país um guia com orientações para os primeiros 100 dias de administração.
Batizado de Agenda Prefeito + Brasil, o guia foi lançado na terça-feira (23/02), em cerimônia no Palácio do Planalto, que contou com a participação além do presidente, de ministros e prefeitos de dezenas de cidades.
O guia traz orientações de gestão, legislação atualizada e boas práticas para o início do ciclo de quatro anos de mandato. O documento está disponível para download no Portal Federativo.
Rogério Cruz foi um dos prefeitos convidados para tirar foto com o presidente da República, no momento em que recebia o guia administrativo. Segundo o governo federal, o objetivo é aprimorar a prestação de serviços públicos à população dos 5.568 municípios brasileiros.
O guia traz informações sobre recursos financeiros e consórcio para a gestão municipal, orientações sobre como usar a Plataforma +Brasil, modelos de planejamento estratégico, exemplos de boas práticas de transparência e prestação de contas. O documento está dividido em cinco eixos: gestão municipal, eixo governança, eixo social, eixo território e eixo finanças. Cada um deles traz orientações específicas sobre boas práticas de gestão. Também oferece oportunidade para prefeitos e gestores fazerem parte da Rede do Prefeito +Brasil.
Serão lançados em breve dois novos guias para prefeitos, um com orientações para os 200 dias de mandato e outro com orientações para o primeiro ano de gestão municipal.