O Hoje, O Melhor Conteúdo Online e Impresso, Notícias, Goiânia, Goiás Brasil e do Mundo - Skip to main content

domingo, 24 de novembro de 2024
PublicidadePublicidade
Internet

Após decretos em Goiás, Bolsonaro diz que saúde no Brasil “sempre teve problemas”

Presidente publicou imagem de uma notícia de 2015 que informava o falecimento de uma jovem em Itumbiara, sul do Estado, após esperar por UTI | Foto: reprodução

Postado em 28 de fevereiro de 2021 por Carlos Nathan Sampaio
Após decretos em Goiás
Presidente publicou imagem de uma notícia de 2015 que informava o falecimento de uma jovem em Itumbiara

Nathan Sampaio

O presidente Jair Bolsonaro publicou em suas redes sociais, na manhã deste domingo (28/02), a imagem de uma notícia do Bom Dia Brasil , da TV Globo, em março de 2015 que informava o falecimento de uma jovem em Itumbiara, sul de Goiás, após espera para internação em um leito de Unidade de Terapia Intensiva (UTI), o que não aconteceu. 

A postagem, além de ser uma crítica indireta à Goiás, onde várias cidades decretaram medidas mais severas para combater a Covid-19, como fechamento do comércio não essencial, também tenta rebater as críticas ao governo federal em meio ao avanço da doença, ao esgotamento dos leitos de UTI e à lentidão da vacinação.

Ainda na publicação, o presidente diz que “a saúde no Brasil sempre teve seus problemas” e que “a falta de UTIs era um deles e certamente um dos piores”. Sem citar nomes desta vez, Bolsonaro também voltou a atacar os governadores que adotam medidas de distanciamento social para enfrentar a alta nos casos e nas mortes. 

“HOJE, ao FECHAREM O COMÉRCIO e novamente te obrigar a FICAR EM CASA, vem o DESEMPREGO EM MASSA com consequências desastrosas para todo o Brasil”, postou o chefe do Executivo nacional.

Observações

Apesar de problemas na saúde sempre existirem no Brasil, vale lembrar que os leitos de UTI específicas para pessoas com Covid-19 é diferente dos leitos para pessoas com outros tipos de doença/necessidade. Ou seja, pessoas que não estiverem com o novo coronavírus e precisem de UTI, terão acesso a leitos diferentes de quem tem a doença, mesmo assim a lotação, hoje, ultrapassa os 90% nas duas situações.

Ainda em relação às críticas de Bolsonaro a governadores, mesmo que suas falas sejam indiretamente ligadas a Ronaldo Caiado, as decisões sobre os decretos foram de responsabilidade total dos prefeitos das cidades que aderiram o fechamento do comércio como medida na contenção de casos de Covid-19. O Governo estadual apenas prestou suporte necessário para os chefes dos Executivos municipais.

Internet

Goiânia também foi destaque na internet neste final de semana. Sobre as medidas adotadas e publicadas no Diário Oficial da capital neste sábado (28/02), a cidade se tornou trending no Twitter. Ou seja, ficou entre os assuntos mais comentados no Brasil. Sobre o decreto, o prefeito Rogério Cruz, ao lado do governador Ronaldo Caiado e do prefeito de Aparecida de Goiânia, Gustavo Mendanha, anunciaram que era preciso “agir hoje para não enfrentar uma situação pior amanhã”.

A decisão conjunta visa evitar colapso na saúde. Hoje, a testagem de antígeno da Covid-19, realizada semanalmente pela Prefeitura de Goiânia, registrou 16,7% de resultados positivos, demonstrando que os números de infectados na capital vêm aumentando mais do que na primeira onda da pandemia. É o maior desde o pico da pandemia em agosto de 2020, quando o percentual foi de 15,7%. 

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos canais de comunicação do O Hoje para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.
Veja também