O Hoje, O Melhor Conteúdo Online e Impresso, Notícias, Goiânia, Goiás Brasil e do Mundo - Skip to main content

sábado, 23 de novembro de 2024
PublicidadePublicidade
Nova remessa

Goiás já tem doses suficiente para vacinar idosos acima de 60

Remessa que chegou ao Estado deverá ser suficiente para finalizar vacinação dos idosos, iniciada em janeiro de 2021 | Foto: Reprodução

Postado em 4 de maio de 2021 por Maiara Dal Bosco
Goiás já tem doses suficiente para vacinar idosos acima de 60
Remessa que chegou ao Estado deverá ser suficiente para finalizar vacinação dos idosos

De acordo com a estimativa populacional do Plano Estadual de Vacinação, os idosos goianos com idade entre 60 e 64 anos são 287.587. Com chegada da 17ª remessa de vacinas contra a Covid-19 que desembarcou em Goiás ontem (03), a meta do governo estadual é de que a vacinação dos idosos nos próximos dias seja concluída, já que as novas doses, que deverão ser aplicadas em primeira dose, contabilizam 211 mil unidades de imunizantes da Oxford/AstraZeneca. Em Goiás, a imunização dos idosos do grupo com 64 anos foi iniciada em abril.

Nesta segunda-feira (03), o Governador Ronaldo Caiado, ao lado do secretário de Estado de Saúde, Ismael Alexandrino, afirmou que é fundamental que cada município assuma a responsabilidade de fazer o relatório final ao concluir a vacinação até os 60 anos, com o objetivo de passar para a segunda etapa de acordo com o Plano Nacional de Imunização (PNI).

“Precisamos pedir empenho especial dos prefeitos, secretários de Saúde de todos os municípios, para que concluam o relatório até 60 anos para que possam receber as outras doses que serão direcionadas a pessoas com comorbidades. Se Deus quiser, eu acredito que vamos evoluir rapidamente com a vacinação, e temos tudo para ter um prognóstico até o final do ano extremamente favorável”, afirmou Caiado.

Segundo a Superintendente de Vigilância em Saúde de Goiás, Flúvia Amorim, estas providências já estão sendo tomadas pelos municípios, uma vez que, várias das cidades goianas já estão comunicando que finalizaram a vacinação da respectiva população idosa, bem como de trabalhadores da saúde, forças de segurança e de salvamento. “Hoje as equipes estão fazendo toda a verificação de quantos municípios são e quantas doses a gente vai encaminhar dessa remessa que chegou, para poder iniciar a vacinação do grupo com comorbidades”, destacou Flúvia, em entrevista a uma televisão da Capital.

Avanço e expectativa

Goiás deve receber na madrugada de hoje (04) a primeira leva de imunizantes da Pfizer/BioNTech, terceira vacina a ter o uso aprovado no Brasil. Serão 17.550 doses encaminhadas aos goianos, todas também para a aplicação inicial. Eles serão utilizados integralmente na Capital, por conta da necessidade de armazenamento especial em baixas temperaturas. O avanço da vacinação nas últimas semanas permitiu que Goiás esteja entre as 10 Unidades da Federação (UF) que mais aplicaram a primeira dose da vacina contra a Covid-19.

De acordo com dados absolutos do Ministério da Saúde (MS) de sexta-feira (30), foram vacinadas 905.603 pessoas no território goiano. O resultado mostra o constante crescimento no ritmo da vacinação em Goiás, que se encontrava na 18ª posição no ranking dos estados que mais imunizaram suas populações no dia 6 de abril deste ano. Na semana seguinte, passou a ocupar o 11º lugar, e, agora, se mantém na décima colocação, atrás de outras UFs mais populosas. Com a demora nas notificações, o registro dos dados fica prejudicado, o que pode comprometer o processo de imunização, já que fica evidente uma defasagem entre o número de doses recebidas e aplicadas.

Segundo Ismael Alexandrino, nos próximos dias será possível avançar na aplicação da vacina nas pessoas com comorbidades. Para isso, os municípios deverão informar ao Estado se finalizaram os grupos anteriores. “Foi acordado que as cidades precisarão nos comunicar formalmente quando for concluída, de fato, a vacinação das pessoas com mais de 60 anos de idade, trabalhadores da saúde e forças de segurança e salvamento. Após essa comprovação, a aplicação de doses no grupo das comorbidades será imediata”, detalha Ismael.

Até o momento, Goiás já recebeu 1.826.480 doses, sendo 1.211.280 da Coronavac e 615.200 da AstraZeneca. Levantamento realizado pela SES-GO mostra que, até às 15h do dia 1° de maio, referente à primeira dose, 920.204 pessoas foram imunizadas. Já da segunda dose, são 467.101 vacinas aplicadas. (Especial para O Hoje)

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos canais de comunicação do O Hoje para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.
Veja também