CoronavÃrus: nova variante se encontra em circulação no estado do Rio de Janeiro
De acordo com a SES, a nova cepa pode ser uma variação da P.1 encontrada em Manaus
Apresentada como uma suposta variação da P.1, cepa encontrada em Manaus, a Secretaria de Estado de Saúde (SES) do Rio de Janeiro informou na quinta-feira (06/5) sobre a circulação de uma nova variante no estado. Batizada de P.1.2, a descoberta surgiu após análises de genomas feitos, entre os dias 24 de março e 16 de abril, pelo Laboratório Central de Saúde Pública Noel Nutels (Lacen RJ).
De acordo com a SES, a nova variante foi encontrada principalmente na Região Norte, mas também está presente em amostras nas regiões Metropolitana, Centro e Baixada Litorânea. A cepa P.1.2 foi identificada em 5,85% das 376 amostras submetidas à segunda etapa do sequenciamento realizado pela secretaria.
De acordo com a responsável pela pesquisa e subsecretária de Vigilância em Saúde da SES, Cláudia Mello, até o momento, não se pode avaliar se a cepa é mais transmissÃvel e letal. Com os resultados, o monitoramento segue aprofundando sobre os efeitos que poderão ser apresentados e também sobre o comportamento epidemiológico da variante.
Além da nova cepa, a SES informou sobre a presença da linhagem P.1 em todas as regiões e da P.2 nas regiões Norte e Baixada Litorânea. A variante B.1.1.7, semelhante à do Reino Unido, foi identificada em quase todas as regiões, exceto na Baixada Litorânea.