Com doação de sangue, a comunidade LGBTQI+ comemora o Dia Mundial de combate à homofobia
Na próxima segunda-feira (17/05), lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais realizarão um ato de solidariedade que lhes foi proibido durante décadas: eles doarão sangue pela primeira vez! Em um ônibus do Hemocentro Goiás, que receberá os doadores em frente à Estação Ferroviária (Av. Independência, Centro), das 08h às 16h, dezenas de pessoas exercitarão esse ato […]
Na próxima segunda-feira (17/05), lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais realizarão um ato de solidariedade que lhes foi proibido durante décadas: eles doarão sangue pela primeira vez!
Em um ônibus do Hemocentro Goiás, que receberá os doadores em frente à Estação Ferroviária (Av. Independência, Centro), das 08h às 16h, dezenas de pessoas exercitarão esse ato de solidariedade que vai ajudar muita gente, especialmente devido ao aumento da demanda por sangue como consequência da COVID-19.
Esse ato de generosidade, que parece simples para algumas pessoas, não o era para os LGBTQI+ e a doação de sangue só vai ocorrer porque, em maio de 2020, o Supremo Tribunal Federal derrubou antiga portaria do Ministério da Saúde que proibia homens gays, mulheres trans e travestis de doarem sangue.
O ato acontece para marcar essa data, mas também para celebrar o Dia 17 de Maio – Dia Mundial de Luta contra a Homofobia, já que em 17 de maio de 1990 a homossexualidade deixou de ser considerada doença pela Organização Mundial da Saúde.
Além da doação de sangue, haverá a pintura de uma faixa de pedestres, no mesmo local, nas cores da bandeira LGBTQI+, para simbolizar esse momento de aceitação e respeito. Na ocasião, ocorrerá uma performance artística do Bloco Carnavalesco Não é Não, denominada “No fim do Arco-íris há um tesouro chamada AMOR”.
Durante o mesmo dia, acontecerão outros eventos. Será montada, das 10h às 12h, na Praça do Bandeirante (Av. Goiás com Anhanguera), a “Tenda da Diversidade” com distribuição de máscaras, álcool em gel e preservativos; ocorrerá um culto ecumênico (às 18h) na sede da Secretaria Municipal de Direitos Humanos da Prefeitura de Goiânia, um Seminário on-line (das 19h às 21h, @OrgulhoGoias) e uma Live denominada “Balada pela Diversidade” (pelo Youtube do @CircoLaheto) com a participação de artistas e representantes da comunidade LGBT!.