Globo pediu perdão à Conmebol para transmitir Copa América, diz site
Segundo o portal, emissora teria tentado de várias formas garantir os direitos de transmissão da competição, que ficou a cargo do SBT.
Segundo o site Notícias da TV, a Rede Globo de Televisão teria pedido perdão a Confederação Sul-Americana de Futebol (Conmebol), para transmitir a Copa América, que será sediada no Brasil. Segundo a publicação, a emissora enviou seus principais executivos ao Paraguai para convencer a entidade.
O “perdão” seria necessário devido a quebra de contrato por parte da emissora, que reincidiu contrato que lhe dava direito de transmissão da Copa Libertadores da América, também organizada pela Conmebol. Essa quebra causou um processo por parte da entidade desportiva e a penalidade a emissora, que não pode disputar direitos de exibição de competições da Conmebol até 2022.
Os executivos Jorge Nóbrea, presidente executivo da Globo, e Paulo Marinho, neto de Roberto Marinho, teriam ido a Assunção, sede da Conmebol, em outubro de 2020 para convencer a entidade a desistir do processo devido ao rompimento de contrato.
Críticas ao evento
Desde a confirmação do Brasil como sede da Copa América, a TV Globo exibiu uma série de desabafos de jornalistas esportivos sobre a realização do evento no país. Entretanto, a emissora nega ser contra o evento esportivo no país.
“Não é verdade que a Globo se opõe à realização da Copa América ou de qualquer outra competição esportiva. Nosso posicionamento sempre foi o de priorizar a saúde e a segurança das nossas equipes e dos atletas, respeitando as orientações e protocolos das entidades de saúde e dos organizadores”, disse a emissora ao Notícias da TV.