O Hoje, O Melhor Conteúdo Online e Impresso, Notícias, Goiânia, Goiás Brasil e do Mundo - Skip to main content

sábado, 23 de novembro de 2024
PublicidadePublicidade
Alerta

Aparecida tem aumento de 13% em mortes por Covid-19

Com média móvel de novos casos de Covid-19 em crescimento, Aparecida de Goiânia teve aumento de cerca de 13% no número de mortes pela doença entre maio e junho. De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) do município, em maio foram 112 mortes e em junho o número saltou para 124 pessoas que […]

Postado em 2 de julho de 2021 por Daniell Alves
Aparecida tem aumento de 13% em mortes por Covid-19
São mais de 800 casos de Covid-19 ativos na cidade; taxa de ocupação de UTIs gira em torno de 63% | Foto: reprodução

Com média móvel de novos casos de Covid-19 em crescimento, Aparecida de Goiânia teve aumento de cerca de 13% no número de mortes pela doença entre maio e junho. De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) do município, em maio foram 112 mortes e em junho o número saltou para 124 pessoas que perderam a vida após complicações do Coronavírus. As informações foram coletadas nos boletins epidemiológicos divulgados pela prefeitura. 

Até a última atualização, Aparecida possuía 812 casos ativos, que estão hospitalizados ou monitorados pela Telemedicina, oxímetros e exames. Já a taxa de ocupação de leitos de UTI para tratamento da Covid-19 na rede pública de saúde está em 63% e as enfermarias têm ocupação de 63%. 

A Secretaria de Saúde de Aparecida informa que nas últimas 48 horas foram confirmados 149 novos casos na cidade. Após o resultado positivo os pacientes passam a ser monitorados pela equipe da Central de Telemedicina, sendo que os mais vulneráveis ao vírus realizam, a cada 48h, uma bateria de exames laboratoriais para análise da evolução da doença, evitando assim o risco de agravamento rápido e óbito.

O município segue no cenário verde e próximo ao cenário amarelo (risco moderado). Neste cenário, conforme escalonamento, duas macrozonas da cidade ficam fechadas um dia da semana de segunda a sexta-feira. O escalonamento regional tem 98% de adesão da população, considerando o diálogo que a prefeitura tem estabelecido com o setor econômico do município desde o início da pandemia em abril de 2020.

Sem estoque 

Com estoque de doses reduzido, os drive-thrus de vacinação em Aparecida não estão funcionando. Segundo a pasta, a aplicação da dose 1 será realizada exclusivamente para quem agendou o serviço pelo aplicativo “Saúde Aparecida”. 

“Os drives são postos com grande capacidade de atendimento, que exigem um estoque maior de vacinas para funcionamento. Hoje, eles são os principais pontos de imunização da cidade, bastante procurados pela população”, explica a coordenadora de Imunização de Aparecida, Renata Cordeiro. 

Segundo a gestora, somente na última remessa de doses que chegou na cidade, com 15.652 vacinas, 9.485 foram aplicadas em postos de drive-thrus. Aparecida está imunizando atualmente as pessoas com 43 anos de idade ou mais, independentemente da condição ou de comorbidade, bem como todos os outros grupos prioritários. 

Campanha de conscientização 

Em reunião realizada na última quarta-feira (30), com os representantes das entidades que compõem o Comitê de Prevenção e Enfrentamento a Covid-19 de Aparecida, ficou acordado de elaborar a proposta da campanha de conscientização para que empresários, colaboradores e clientes sigam as regras e portarias estipuladas pelo próprio Comitê para contenção da transmissão do vírus na cidade.

“O objetivo é evitar que os números relacionados a doença na cidade voltem a crescer. Hoje estamos estáveis, mas precisamos continuar cuidando, aliás, precisamos reforçar esses cuidados para que não tenhamos que ampliar essas restrições. A vacinação está andando, já imunizamos 35% da nossa população adulta com a 1ª dose, mas ainda temos um caminho longo a seguir até que os aparecidenses estejam todos imunizados e possamos voltar à normalidade”, comentou o secretário de Comunicação, Ozéias Laurentino Júnior.

O vice-presidente da Federação das Associações de Micro empresas e Empresas de Pequeno Porte de Goiás (Femicro-Go), Lívio de Queiroz, afirma que o empresário tem participação importante na contenção da transmissão da covid-19, pois são os maiores beneficiados com a redução dos números. “Se cada um fizer a sua parte, cuidar do seu estabelecimento, cobrando e cumprindo as regras sanitárias estipuladas pelo Comitê. Pois se todos cumprirem os números vão cair e com a vacinação chegando para todos, logo poderemos até mesmo sair do cenário verde, tirando as restrições atuais. Por isso vamos fazer essa campanha chegar a todos”, pontuou. (Especial para O Hoje). 

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos canais de comunicação do O Hoje para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.
Veja também