Em nota, Secretaria de Saúde de Goiânia diz não ter usado vacinas vencidas
O aparecimento das doses no sistema teria ocorrido por falha no momento do cadastramento.
Após publicação do jornal Folha de S. Paulo nesta sexta-feira (02/07) sobre distribuição de vacinas vencidas em todo o território nacional, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Goiânia divulgou nota afirmando que não aplicou nenhuma dose fora do prazo de validade.
De acordo com a secretaria, o aparecimento das doses no sistema ocorreu por falha no momento do cadastramento.
A matéria, feita com dados do Ministério da Saúde, aponta que 222 pessoas receberam vacinas AstraZeneca fora do prazo de validade dentro do prazo. Veja se você faz parte da lista.
Leia a nota na íntegra:
“A Secretaria Municipal de Saúde de Goiânia (SMS) esclarece que não houve aplicação de doses vencidas da vacina AztraZeneca na população, conforme publicado em reportagem na edição desta sexta-feira (2/7) no jornal Folha de S. Paulo.
As vacinas chegam do Ministério da Saúde com prazo de validade de aproximadamente dois meses e não ficam guardadas. A secretaria tem aplicado as doses que recebe em três, quatro dias, e depois chega a ficar sem vacinas no estoque.
Como Goiânia faz vacinação em locais como drive thru, onde não é possível lançar imediatamente as doses no sistema Conect SUS, os dados são anotados manualmente e depois lançados do sistema. Em alguns casos houve erro neste lançamento posterior, em vez de colocar da data de aplicação, colocaram a data do dia do lançamento.
A secretaria garante, portanto, que, em Goiânia, não houve aplicação de doses vencidas em moradores do município.”