Cidades pequenas já registram 85% de imunizados contra a Covid-19
10 municípios goianos estão com 85% da população imunizada.
Mesmo recebendo cerca de 10 doses a cada remessa, alguns municípios de Goiás com até quatro mil habitantes têm registrado até 85% de pessoas imunizadas contra a Covid-19. O número de doses para completar a imunização em algumas cidades é bem pequeno. Em São João da Paraúna, por exemplo, pessoas com 18 anos já podem agendar a vacinação.
O prefeito da cidade, Ubirajara Júnior, ressalta que os moradores aderiram à campanha para se vacinar. Porém, grande parte deles não se contentam com a pouca quantidade de doses recebidas. “Estamos vindo a Goiânia para conversar com os representantes da SES sobre a possibilidade de ampliar o envio de vacinas”, diz. No município faltam menos de 200 imunizantes para que todos tomem a primeira dose.
No mesmo ritmo de São João da Paraúna está Araçu, Pilar de Goiás, Campos Verdes, Mairipotaba, São Patrício, Guarani de Goiás, Água Limpa, Professora Jamil e Mutunópolis. Essas cidades são as que estão com os maiores índices de vacinação. Em contramão, as cidades com os menores índices são Maurilândia, Santa Rita do Araguaia, Águas Lindas de Goiás, Flores de Goiás, Edealina, Carmo do Rio Verde, Novo Gama, Americano do Brasil, Montividiu e Santo Antônio do Descoberto.
Já outras cidades continuam vacinando pessoas com idades superiores. Em Goiânia, a faixa etária atual é de 39 anos. A Prefeitura retoma a aplicação da primeira dose neste sábado (17) em pessoas com idade acima dos 39 anos, sem comorbidades e em grupos prioritários. Com a quantidade recebida, não haverá possibilidade de reduzir a faixa etária e o atendimento será em oito unidades de saúde, além do drive-thru, localizado no shopping Passeio das Águas.
Nos oito postos disponíveis, o horário de funcionamento será das 8h às 17h para os moradores da capital goiana que agendaram pelo aplicativo Prefeitura 24 Horas ou pelo link ‘Agendamento Vacinação Covid-19’, disponível no site da Prefeitura de Goiânia (www.goiania.go.br). Já no drive-thru do Passeio das Águas, a SMS disponibilizará 2 mil senhas para o atendimento a partir das 8h.
Dados defasados
A procura pelo imunizante foi maior do que as quantidades de doses enviadas pelo Ministério da Saúde (MS). A divisão das doses foi feita pela quantidade de pessoas estimadas em cada estado dentro dos grupos prioritários. “A gente também não entende os critérios do ministério. Claro que existem exceções, mas são raras”, ressalta Luana Ribeiro, secretária executiva da Secretaria Municipal de Saúde (SMS).
Esta diferença na percentagem de vacinação entre as cidades não é vista de forma positiva. “Pela pandemia, não justifica ter essa diferença. Deveria ser uma distribuição mais equitativa”, diz a secretária. Luana ressalta que o plano de vacinação nacional deve seguir uma direção para vacinar a população de forma ampliada. “As doses em Goiânia não ficam guardadas por mais de quatro dias”, revela. Até a última atualização, a vacinação na Capital seguia o mesmo esquema de 70% de doses destinadas por faixa etária e 30% para os grupos prioritários. (Daniell Alves, especial para O Hoje).