Azitromicina tem a mesma eficácia de placebo contra Covid-19, mostra estudo
Pessoas que tomaram o remédio apresentaram uma maior chance de desenvolver um caso grave.
Uma pesquisa realizada pela Universidade da Califórnia em São Francisco, nos Estados Unidos, mostrou que Azitromicina tem a mesma eficácia que um placebo em pacientes hospitalizados com Covid-19, e ainda pode levar a piora do quadro em alguns casos. O estudo foi divulgado na última sexta-feira (16/07) no periódico científico Journal of the American Medical Association.
“Essas descobertas não apoiam o uso rotineiro de Azitromicina contra a infecção por Sars-CoV-2 ambulatorial”, informou a principal autora do estudo, Catherine Oldenburg, pesquisadora da Universidade da Califórnia em São Francisco.
As pessoas infectadas com o coronavírus que participaram da pesquisa e tomaram o remédio apresentaram uma maior chance de desenvolver um caso grave dos que os que não tomaram. “Nós partimos da hipótese de que o antibiótico tenha propriedades anti-inflamatórias que podem ajudar a prevenir a progressão da Covid-19 se o paciente for tratado no início da doença”, disse Oldenburg. “Não encontramos esse resultado no estudo”.
A azitromicina tem sido receitada em alguns países, como o Brasil, para pacientes com Covid-19, assim como a cloroquina. Ambos os medicamentos tiveram apoio do presidente Jair Bolsonaro, mesmo sem comprovação científica de resultados benéficos contra o vírus.