O Hoje, O Melhor Conteúdo Online e Impresso, Notícias, Goiânia, Goiás Brasil e do Mundo - Skip to main content

sábado, 23 de novembro de 2024
PublicidadePublicidade
Proposta do Governo

Criação de microrregiões de saneamento em Goiás deve movimentar Assembleia

O Governo Estadual encaminhou à Assembleia Legislativa de Goiás (Alego) a proposta de criação de duas microrregiões de saneamento básico em Goiás. Essa matéria deve movimentar o debate da Casa neste segundo semestre de 2021. É que a iniciativa pretende retirar a autonomia de fiscalização dos serviços pelos municípios. Os deputados retornam do recesso parlamentar […]

Postado em 3 de agosto de 2021 por Nielton Soares
Criação de microrregiões de saneamento em Goiás deve movimentar Assembleia
O presidente da Casa

O Governo Estadual encaminhou à Assembleia Legislativa de Goiás (Alego) a proposta de criação de duas microrregiões de saneamento básico em Goiás. Essa matéria deve movimentar o debate da Casa neste segundo semestre de 2021.

É que a iniciativa pretende retirar a autonomia de fiscalização dos serviços pelos municípios. Os deputados retornam do recesso parlamentar na tarde desta terça-feira (03/08), em sessões ordinárias híbridas. Isto é, na modalidade presencial e virtual, permitindo que cada parlamentar escolha como participar.

O presidente da Alego, Lissauer Vieira (PSB), disse que irá primeiramente discutir sobre a matéria com a direção da Saneago, antes de encaminhar o projeto para apreciação das comissões e, na sequência, debate no plenário.

Microrregiões

O Governo Estadual propõe que sejam criadas microrregiões de saneamento básico do Centro-Oeste e Centro-Leste de Goiás, com as respectivas estruturas de governança, dividindo os municípios em dois grupos. Cada um possuindo “natureza jurídica de autarquia intergovernamental de regime especial, com caráter deliberativo e normativo, e personalidade jurídica de direito público”.

Segundo o Estado, a aprovação é urgente e necessária devido à obrigatoriedade de regionalização do serviço de saneamento. Do contrário, os municípios poderão ficar sem receber recursos do Governo Federal se não fizerem parte de alguma regionalização.

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos canais de comunicação do O Hoje para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.
Veja também