Arthur Lira anuncia que voto impresso será pautado na Câmara dos Deputados
O projeto havia sido rejeitado pela comissão especial por 23 votos a 11 nesta quinta (05).
Em pronunciamento nesta sexta-feira (06/08), o presidente da Câmara dos Deputados Arthur Lira (PP-AL) que colocará Proposta de Emenda à Constituição (PEC) do voto impresso em pauta no plenário, mesmo após o projeto ter sido rejeitado pela comissão especial por 23 votos a 11 nesta quinta (05).
“Infelizmente, assistimos nos últimos dias [a] um tensionamento, quando a corda puxada com muita força leva os poderes para muito além de seus limites. A Câmara dos Deputados sempre se pauta pelo cumprimento do regimento e pela defesa da sua vontade, que é a expressão máxima da democracia”, afirmou.
“Pela tranquilidade das próximas eleições e para que possamos trabalhar em paz até janeiro de 2023, vamos levar, sim, a questão do voto impresso para plenário, onde todos os parlamentares eleitos legitimamente pela urna eletrônica vão decidir. E eu friso: foram eleitos todos pela urna eletrônica”, completou.
Apesar do parecer, a comissão não tem poder de aprovar ou arquivar a PEC. Defendida pelo presidente Jair Bolsonaro (sem partido), ela tem gerado conflito entre os Poderes Executivo e Judiciário.