O Hoje, O Melhor Conteúdo Online e Impresso, Notícias, Goiânia, Goiás Brasil e do Mundo - Skip to main content

sábado, 23 de novembro de 2024
PublicidadePublicidade
Decreto

Governo reorganiza hospitais estaduais, que deixam de atender apenas urgências

As unidades de Anápolis, Aparecida de Goiânia, Santa Helena de Goiás e Trindade passam a ser chamadas, respectivamente, de Heana, Heapa, Herso e Hetrin

Postado em 11 de agosto de 2021 por Giovana Andrade
Governo reorganiza hospitais estaduais
As unidades de Anápolis

Em decreto que reorganiza o Complexo Estadual de Serviços de Saúde de Goiás, publicado nesta quarta-feira (11/08) no Diário Oficial do estado, o governador Ronaldo Caiado (DEM) alterou os nomes e as siglas de quatro hospitais da rede estadual de acordo com perfil das estruturas de saúde que não se limitam mais a atender apenas casos de urgência. Anteriormente chamados de Huana, Huapa, Hurso e Hutrin, as unidades de Anápolis, Aparecida de Goiânia, Santa Helena de Goiás e Trindade, respectivamente, recebem os nomes de Heana, Heapa, Herso e Hetrin.

“Essa necessidade de reorganização não se limita somente à mudança de nome, pois várias unidades foram estadualizadas e inauguradas pelo governador Ronaldo Caiado, sendo acrescentados como hospitais do Estado”, explica o secretário de Estado da Saúde de Goiás, Ismael Alexandrino. “Algumas estavam fora do organograma, e o decreto veio organizar essa rede, reforçando que são unidades estaduais”, complementa Alexandrino.

Na nomenclatura anterior, os hospitais eram identificados como unidades de urgência. Entretanto, com a ampliação dos serviços da rede, esses locais também realizam outros tipos de atendimentos, como cirurgias eletivas ortopédicas, abdominais (vesículas) e ginecológicas de baixa e média complexidade, por exemplo

O governador também determina que o Manual de Padronização Visual do Complexo Estadual de Serviços de Saúde de Goiás, editado pela Secretaria de Estado da Saúde (SES), “deverá ser seguido e implantado pelos gestores públicos e/ou parceiros privados de todos os equipamentos públicos de saúde pertencentes ao Estado de Goiás”. O decreto não cita custos com as mudanças de fachadas e material dos hospitais.

Em 2019, Caiado já havia alterado para Policlínicas os nomes das Unidade Estadual de Saúde Especializada (USEs), criados pelo governo anterior. Agora, a mudança exclui dos nomes dos hospitais em questão o termo “de urgências”, passando a ser apenas Hospital Estadual de Anápolis Dr. Henrique Santillo (Heana); Hospital Estadual de Aparecida de Goiânia Caio Louzada (Heapa); Hospital Estadual de Trindade Walda Ferreira dos Santos (Hetrin); e Hospital Estadual de Santa Helena Dr. Albanir Faleiros Machado (Herso).

O Hospital de Urgências de Goiás Dr. Valdemiro Cruz (Hugo) e o Hospital Estadual de Urgências Governador Otávio Lage de Siqueira (Hugol), ambos em Goiânia, não tiveram os nomes alterados.

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos canais de comunicação do O Hoje para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.
Veja também