O Hoje, O Melhor Conteúdo Online e Impresso, Notícias, Goiânia, Goiás Brasil e do Mundo - Skip to main content

sábado, 23 de novembro de 2024
PublicidadePublicidade
Obras

Trecho II do BRT está quase 90% concluído e deve ser inaugurado no aniversário de Goiânia

Trecho corresponde do Terminal Recanto do Bosque ao Terminal Isidória.

Postado em 19 de agosto de 2021 por admin
Trecho II do BRT está quase 90% concluído e deve ser inaugurado no aniversário de Goiânia
Trecho corresponde do Terminal Recanto do Bosque ao Terminal Isidória | Foto: Reprodução

O Trecho II do BRT Norte-Sul, que liga a região Norte de Goiânia a Aparecida de Goiânia, está com 86% dos trabalhos executados e deve ser inaugurado no aniversário de Goiânia. O trecho corresponde do Terminal Recanto do Bosque ao Terminal Isidória. Já as obras realizadas na Praça Cívica e as estações da Avenida Goiás devem ser entregues até o Natal de 2021.

A obra segue avançando e já concluiu a trincheira da Rua 90 com Av. 136, toda a pavimentação da Primeira Radial, Rua 90, Praça do Cruzeiro, Rua 84, Avenida Goiás, Praça do Trabalhador, Avenida Goiás Norte, Avenida Horácio Costa e Silva, Avenida Genésio de Lima Brito, Avenida Lucio Rebello, e Avenida Oriente. Em todos esses locais foram feitos a fresagem, a rede de drenagem, pavimentação e o pavimento rígido e flexível do BRT Norte-Sul.

O Terminal Recanto do Bosque, que tem 13 mil metros quadrados, também foi finalizado e está em uso parcial com linhas de ônibus convencionais, além de área de manobras, plataforma dos ônibus e pátio de estacionamento de ônibus, e o Terminal Rodoviária, que é totalmente acessível para população PCD.

Em todos esses locais por onde as obras já passaram, os espaços contam com pavimento rígido, que é mais forte que o convencional para suportar o peso dos ônibus, evitando o desgaste, aumentando a resistência e reduzindo o custo de manutenção.

Atualmente, as equipes estão concentradas na finalização do Terminal Isidória, pavimentação da Praça Cívica, Viaduto e Terminal Perimetral, além da conclusão das 31 estações, sendo que 21 estão em fase de acabamento, faltando apenas as do Centro e da Praça Cívica que necessitam de liberação do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). Em seguida, serão feitas a iluminação e o paisagismo.

Já as calçadas estão cerca de 70% feitas, com trabalhos concentrados nas instalações de piso podotátil, conforme norma de acessibilidade. O BRT, extensão de 21,7 km, terá cerca de 44 km de piso tátil para deficientes visuais.

Praça Cívica

Após a obra na Praça Cívica, o anel interno será exclusivo para o transporte coletivo, enquanto o anel externo será para veículos em geral como carros, motos e caminhões. “Isso é o que já acontece nas grandes cidades do mundo todo, separação de veículos particulares de coletivos, com vias exclusivas e privilegiando o transporte público. Estamos entregando uma obra moderna, eficiente, pensando sempre no cidadão que vai poder sair mais tarde de casa e chegar mais cedo, ou seja, otimização de tempo”, esclarece o secretário de Infraestrutura Urbana de Goiânia, Fausto Sarmento.

O novo Terminal Isidória, no Setor Pedro Ludovico, está mais amplo, com comércio, banheiros e muito mais conforto ao usuário. Ele está localizado em uma área de 16.500 metros quadrados, com 7.947 metros quadrados de área construída, 8 mil metros quadrados de área de cobertura de plataforma, 35 pilares de concreto in loco, com altura de até 11 metros, e 7.100 metros quadrados de área de pavimento de concreto.

Quando estiver operando, cerca de 80 mil pessoas devem circular por dia pelo terminal, que terá quatro plataformas comuns e uma para o BRT, em uma área de 2.450 metros quadrados. Já foram feitas toda a pavimentação e plataformas do terminal. A estrutura metálica da cobertura é composta por 35 treliças principais, com altura de 2 metros cada. As telhas zipadas, que foram instaladas no terminal, proporcionam uma temperatura mais amena para quem estiver no local.

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos canais de comunicação do O Hoje para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.
Veja também